Conheça Chloe, ótima série escondida entre grifes do Prime Video

Narrativa aborda o excesso de exposição nas redes sociais de detalhes da vida particular

Redação - Observatório da TV 05/07/2022 08:00
Divulgação/BBC
Erin Doherty na minissérie britânica Chloe (foto: Divulgação/BBC)

Com um olhar crítico sobre o uso das redes sociais, a minissérie britânica Chloe é um tesouro escondido no Prime Video. O ótimo drama é ofuscado por uma trinca de grifes que atualmente domina a plataforma da Amazon: A Lista Terminal, The Boys e O Verão que Mudou Minha Vida. Fora do radar, Chloe não apenas merece ser vista pela qualidade da trama e da produção, vale por se apresentar como um estudo do comportamento social contemporâneo.

Chloe entrou no Prime Video no último dia 24, lançamento mundial. Originalmente, a minissérie foi exibida primeiro no Reino Unido, na rede BBC, em fevereiro. O protagonismo ficou por conta de Erin Doherty, que muitos conhecem pelo papel da princesa Anne em The Crown (Netflix).

A história do drama segue a vida de Becky Green (Erin), uma jovem de 20 e poucos anos da classe média inglesa. A rotina solitária dela, após horas de trabalho como secretária interina, é dominada pelo vício nas redes sociais, principalmente em um aplicativo que lembra o Instagram. Ela toma café da manhã mexendo no celular, vendo fotos e imagens de outras pessoas. E à noite cai no sono após chegar no limite de novas publicações a serem vistas no app.

Becky tem uma obsessão: seguir de perto as novidades compartilhadas por Chloe Fairbourne (Poppy Gilbert). Ela inveja a socialite, aparentemente da mesma idade, que parece desfrutar de uma vida dos sonhos, sempre sorridente em lugares belos, acompanhada de amigos e marido, aproveitando as melhores comidas e bebidas, indo nos lugares mais descolados...

Do nada, uma publicação de Chloe abala Becky. Um post com trecho da música There is a Light That Never Goes Out, da banda The Smiths, revela que a estonteante ruiva morreu, aparentemente de suicídio. No puro instinto, Becky resolve se infiltrar no mundo da jovem morta.

Divulgação/BBC
A atriz Erin Doherty em Chloe (foto: Divulgação/BBC)

Vida aberta online

Assumindo outra identidade, Becky usa postagens antigas de Chloe para traçar a rotina e elencar os gostos da socialite. A investigação leva em conta também saber o que os amigos dela fazem, chave para entrar naquele mundo tão distante. Becky inventa outro nome, Sasha, cria uma história não muito bem elaborada e passa a caminhar no círculo de amigos de Chloe, enxergando a vida por outro prisma.

É assustador ver como Becky consegue, sem muita dificuldade, entrar no mundo de Chloe. Bastou ela conferir publicações na rede social e fazer análises simples, como ver em qual lugar a melhor amiga de Chloe faz aulas de ioga e dar um jeito de se aproximar dela.

Realmente, basta olharmos no Instagram agora, seja a página de uma pessoa próxima ou alguma celebridade, que sem muito esforço dá para traçar a rotina de fulano(a), da academia onde 'se paga' os exercícios diários ao restaurante favorito. 

O alerta dado por Chloe é sobre o cuidado ao fazer determinadas postagens. Atualmente, as próprias redes sociais possibilitam restrições, como permitir que apenas um grupo determinado de pessoas possa ver uma publicação específica. Porém, todo o cuidado é pouco nesse mundo.

Becky, sem dificuldade, teve sucesso nessa empreitada. Como ela fez isso na base de mentiras, uma após a outra, fica o suspense de saber até onde ela vai na pele de Sasha. E isso torna a minissérie bastante atrativa, por conduzir bem essa trajetória da personagem.

Chloe é uma minissérie composta de seis episódios, cocriada e dirigida por Alice Seabright, com passagem por Sex Education.

Este post Conheça Chloe, ótima série escondida entre grifes do Prime Video foi publicado primeiro no Observatório da TV.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV