Westworld: 5 coisas que você precisa saber antes da 4ª temporada

Drama nove vezes vencedor do Emmy retorna com novos episódios neste domingo (26), na HBO

Redação - Observatório da TV 26/06/2022 08:29
Imagens: Divulgação/HBO
Evan Rachel Wood na quarta temporada de Westworld (foto: Imagens: Divulgação/HBO)

O conflito entre robôs e humanos no mundo high-tech de Westworld retorna neste domingo (26), na HBO, com a estreia da quarta temporada. Após um hiato de 25 meses, o drama futurista volta com a missão de recuperar o encanto depois de tropeçar na terceira leva de episódios, vacilo que afastou muitos telespectadores. Para ajudar o público a se situar, o Observatório da TV juntou cinco coisas importantes de serem lembradas antes de mergulhar novamente na trama brisante.

A base de Westworld, ambientada no começo dos anos 2050, é a oferta de parques tecnológicos para divertir humanos. Neles, as pessoas podem ser personagens em cenários temáticos, como o Velho Oeste americano, sempre interagindo com robôs. A violência e perversão sexual imperam nesses passeios.

Enquanto destaca a questão da consciência, tanto do robô quanto do ser humano, Westworld apresenta temas filosóficos e sociais, como o verdadeiro significado do livre arbítrio, a sede de vingança e os limites do prazer.

E, basicamente, o cerne da quarta temporada é questionar se os humanos merecem perdão ou punição.

Confira cinco coisas importantes que você precisa saber antes de ver a quarta temporada de Westworld:

Imagens: Divulgação/HBO
Evan Rachel Wood na pele de Dolores (foto: Imagens: Divulgação/HBO)

Dolores zerada (quem é Christina?)

Personagem central da trama, a robô Dolores (Evan Rachel Wood) foi destruída. Bom, a memória da host foi apagada, porém ela ainda vive em outra robô (mais sobre isso abaixo). Quando o telespectador se deparar com a atriz Evan Rachel Wood na quarta temporada, é preciso saber que ela está encarnando outra personagem.

Escritora que vive em uma cidade grande, Christina (Evan Rachel Wood) toca uma vida entediada ao lado de uma amiga, interpretada por Ariana DeBose. O detalhe mais revelador sobre essa nova personagem apareceu no trailer da nova temporada, no qual Christina diz: 'Todos os dias quando ela acorda, ela vê um pouco mais, mas ninguém mais consegue ver. Que há algo errado no mundo. E é culpa dela.'

Aquela Dolores que conhecemos, a primeira robô a ganhar consciência, não existe mais. Porém, versões dela estão presentes em outros anfitriões, como a Charlotte Hale (Tessa Thompson), dando vida à Chalores.

Imagens: Divulgação/HBO
Tessa Thompson em Westworld interpretando Charlotte Hale (foto: Imagens: Divulgação/HBO)

Exército de Chalores

Lembrando: inicialmente, Charlotte Hale foi uma humana cujo trabalho era ser diretora-executiva da Delos, a empresa dona dos parques temáticos futuristas. Uma réplica dela foi criada como host, que carrega a pérola (programação) de Dolores 'na CPU'. A robô Charlotte, a Chalores, mata a humana Charlotte, assumindo assim a identidade da executiva.

É Chalores quem se apresenta como a principal vilã da nova temporada, determinada em acabar com a humanidade. Para tanto, ela monta um exército de anfitriões, obedecendo suas ordens. O plano da antagonista é fazer do mundo um lugar seguro para os robôs.

Imagens: Divulgação/HBO
O ator brasileiro Rodrigo Santoro em Westworld (foto: Imagens: Divulgação/HBO)

Morte de Hector

Veremos Rodrigo Santoro em ação novamente em Westworld? Em um universo no qual quem morre não está exatamente morto, é difícil cravar uma resposta com absoluta certeza. Fato é que aquele Hector que vimos até então, o pistoleiro do Velho Oeste, não existe mais.

Fisicamente, podemos assim dizer, Hector morreu várias vezes no Parque Westworld, por ser o bandido mais procurado da encenação. Mas ele perdeu a chance de 'ressuscitar' após Chalores destruir a unidade central do robô (pérola). Chalores deve ser cobrada dessa morte por Maeve (Thandiwe Newton), a amante de Hector.

Imagens: Divulgação/HBO
Jeffrey Wright na série Westworld (foto: Imagens: Divulgação/HBO)

O Sublime

O 'céu' dos robôs, onde eles vivem longe dos humanos, o Sublime continuará no centro de Westworld. Grande parte da terceira temporada se desenrolou na busca por uma chave para acessar o santuário (caça que vitimou Dolores). Quem tem acesso a ele é Bernard (Jeffrey Wright).

A nova temporada de Westworld resgatará Teddy, o caubói interpretado por James Marsden visto pela última vez na segunda temporada, quando entrou no Sublime. Vai ser interessante acompanhar como será a inserção de Teddy na trama, algo tratado como segredo pelos produtores da série.

Imagens: Divulgação/HBO
Homem de Preto (Ed Harris), um dos personagens principais de Westworld (foto: Imagens: Divulgação/HBO)

A jornada do Homem de Preto

Um dos executivos mais poderosos da Delos, William (Ed Harris) foi um veterano do Parque Westworld, visitando a atração durante três décadas. Ele, conhecido também como Homem de Preto, buscava segredos de Westworld, mas caiu nas mãos de Chalores. Ela criou uma versão robô de William, que matou o humano verdadeiro.

A morte do William humano foi no final da terceira temporada. Westworld pode dar o truque e mostrar que o ferimento 'letal', corte na garganta, não foi tão grave e ele sobreviveu. O importante de saber é que o robô do Homem de Preto está ativo e pronto para obedecer o que Chalores mandar, arma crucial na luta da vilã contra a humanidade.

O primeiro episódio da quarta temporada de Westworld estreia no domingo (26), às 22h, na HBO; e disponível na HBO Max. A quarta temporada é composta de oito episódios.

Este post Westworld: 5 coisas que você precisa saber antes da 4ª temporada foi publicado primeiro no Observatório da TV.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV