Jove já foi interpretado por Renato Aragão em versão anterior de Pantanal

Trama original foi ao ar na Manchete em 1990

Redação - Observatório da TV 21/06/2022 19:21
Divulgação/Globo
O comediante Renato (à esquerda) já viveu o personagem de Jesuíta Barbosa (à direita) em Pantanal (foto: Divulgação/Globo)

A primeira versão de Pantanal (1990) contou com um êxito sem precedentes na extinta Rede Manchete - parte do qual tem se repetido no remake exibido atualmente pela TV Globo. Muito antes, porém, de o canal carioca decidir recriar a antológica obra de Benedito Ruy Barbosa, vários programas de TV o fizeram na forma de paródias da obra original.

Um deles foi o humorístico Os Trapalhões, que ia ao ar na Globo no mesmo ano em que a história de Juma (Cristiana Oliveira) e Jove (Marcos Winter) era fenômeno de audiência na emissora de Adolfo Bloch. Renato Aragão e sua turma protagonizaram esquetes parodiando os personagens da trama rural - e uma delas, recentemente, foi resgatada nas redes sociais, para diversão dos fãs de ambas versões da trama.

No vídeo em questão, podemos ver o eterno Didi Mocó encarnando Jove (Marcos Winter) bem a seu estilo irreverente. O personagem aparece para revelar a José Leôncio (Dedé Santana) que vai se casar com Juma - 'vivida' por ninguém menos que Mussum, numa caracterização hilária.

Na ocasião, 'Jove' até faz uma observação maldosa sobre a amizade entre Juma e Muda - aqui representada pela ex-paquita Andrea Sorvetão. 'Essas duas, não sei não... São muito amigas!', dispara.

O curioso é que Aragão e sua turma não foram os únicos a parodiar a versão original de Pantanal na grade da Globo. O também já extinto TV Pirata (1988-1992) também teve sua própria sátira da história da Manchete, batizada de Sacanal - e tão hilária quanto a de Didi, Dedé e cia.

Conheça a seguir um trecho da versão 'trapalhona' de Pantanal:

Este post Jove já foi interpretado por Renato Aragão em versão anterior de Pantanal foi publicado primeiro no Observatório da TV.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV