Medo, vexame e negacionismo: briga por testes de Covid no SBT incendeia bastidores de Poliana Moça

Elenco confidencia à coluna situações de terror durante gravações de novela; saiba mais

Redação - Observatório da TV 20/06/2022 20:49
Lourival Ribeiro/SBT
Cena de Poliana Moça (foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Esta coluna foi a primeira a noticiar o clima tenso nos bastidores de Poliana Moça em razão do cancelamento dos testes de Covid-19. As publicações encorajaram os atores e provocaram uma reação inédita do SBT. Após a divulgação do escândalo, a direção agendou para esta terça-feira (21) uma reunião virtual com a equipe da novela. A suspensão dos exames, porém, é só a ponta do iceberg.

'Estamos com medo'. Esta é a frase mais ouvida pela coluna sobre os trabalhos em Poliana Moça desde o fim das testagens, no fim de maio. Há três semanas, o elenco não sabe quem está infectado e, como não podem gravar com máscaras, ficam completamente desprotegidos. Até o momento, nove atores testaram positivo e foram afastados. Outros 27 estão sob suspeita. Eles procuraram exames fora do SBT, mas não receberam o reembolso prometido pela emissora.

Desde o final de maio, o elenco da novela infantojuvenil tem pressionado de todas as formas o SBT para a retomada dos exames: denúncia ao SATED-SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo), abaixo-assinado e exposição do caso na imprensa. A reunião desta terça pode interromper a crise com uma possível volta das testagens ou pode colocar em risco a continuidade de Poliana Moça, uma das maiores audiências da emissora.

A coluna obteve relatos impressionantes de situações envolvendo atores, atrizes, produtores e a alta cúpula da rede de Silvio Santos. Os nomes serão omitidos para preservar os empregos dos funcionários envolvidos (o contrato com a emissora prevê multa para quem se manifestar contra a empresa; segundo apuração, uma pessoa da produção se posicionou a favor do elenco no grupo do WhatsApp e, logo depois, foi demitida).

As versões do elenco podem ser lidas abaixo. Ao final do texto, está a versão do SBT para o cancelamento dos testes, mas o espaço segue aberto para contestar os fatos narrados a seguir.

A falta de testes abalou profundamente a saúde mental dos artistas. De adolescentes a veteranos, quase ninguém escapou do terror psicológico causado pela decisão do SBT. Uma atriz que já contraiu Covid-19 está em pânico. Preocupada com as graves sequelas da primeira infecção, ela precisa trabalhar sob efeito de calmantes pelo temor de testar positivo pela segunda vez.

A coluna já publicou que uma atriz havia trabalhado sem saber que estava com o vírus. Ela contracenou com outros três atores em uma sequência envolvendo contato físico. Na semana passada, um ator adolescente estava infectado quando gravou com outros três colegas. A resposta da produção para as queixas: 'A gente tem uma novela para gravar até novembro, vamos parar de encher o saco?'.

Um ator famoso gravou com febre, um dos sintomas de Covid-19, e conseguiu um carro do SBT para levá-lo até um laboratório. Quando chegou ao local, soube que teria de pagar o teste do próprio bolso. Ele está afastado com suspeita de pneumonia. Outro ator chegou a pedir dinheiro emprestado para custear o exame.

Nos bastidores, o SBT têm reagido com desdém e negacionismo e apelando a questões morais para defender o cancelamento de testes. Em e-mail interno, justificou que 'a Covid acabou', mesmo sem a OMS (Organização Mundial da Saúde) ter decretado o fim da pandemia. Sobre as testagens do Programa Silvio Santos, afirmam que são pagas 'pela família'. O elenco e o sindicato ouviram outras respostas absurdas, como: 'Ah, vocês vivem em restaurante, vão ao cinema, saem para baladas e reclamam de segurança do trabalho?'.

Atores desabafam uns com os outros sobre a exposição diária ao vírus: 'Meu Deus, que desespero ter que entrar nesse SBT!', dizem. Alguns já decidiram nunca mais trabalhar na emissora após o fim de Poliana Moça.

Outro lado

Procurado pela coluna, o SBT respondeu que os testes foram interrompidos por causa da imunização e que 'sempre existe a possibilidade' de paralisar as gravações de Poliana Moça se os casos positivos aumentarem consideravelmente.

'O SBT manteve a testagem até o final de maio por entender que a vacinação oferece a proteção adequada. As máscaras sempre são recomendadas para todos os colaboradores. Por enquanto, não se pretende voltar a testagem. As pessoas estão com a vacinação em dia, alguns até com quatro doses', explicou a emissora. A assessoria de imprensa, em seguida, enviou um complemento à primeira resposta. Leia abaixo:

'O SBT entende que a conscientização quanto à importância da vacinação é fundamental como forma de prevenção às formas graves da Covid-19, tendo reforçado constantemente esse ponto junto ao seu público interno. A empresa permanece em constante monitoramento e ajustes necessários de suas ações de prevenção, acompanhando os impactos da Covid e, tendo por princípio manter um ambiente de trabalho seguro e saudável'.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Este post Medo, vexame e negacionismo: briga por testes de Covid no SBT incendeia bastidores de Poliana Moça foi publicado primeiro no Observatório da TV.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV