Novelista Tiago Santiago denuncia censura: 'Não deixaram beijo gay'

O dramaturgo detonou a antiga emissora ao escancarar os princípios religiosos do canal do bispo Edir Macedo

Reprodução/Instagram
Tiago Santiago, autor de telenovelas de grande sucesso (foto: Reprodução/Instagram)

Tiago Santiago , autor de Os Mutantes ( 2007 - 2009 ), denuncia que houve censura da Igreja Universal do Reino de Deus à história da trilogia. Foram três novelas: Caminhos do coração ( 2007 ), Os Mutantes ( 2008 ) e Promessas de amor ( 2009 ).

 

De acordo com o escritor, a Record TV proibiu romance LGBTQIA  na trama que contou com Bianca Rinaldi , Leonardo Vieira , Gabriel Braga Nunes , Tuca Andrada , Julianne Trevisol , Ângelo Paes Leme , Thaís Fersoza e Ittala Nandi nos papéis principais.

 

Em uma entrevista exclusiva ao Notícias da TV , o novelista revelou que o beijo em questão ocorreria entre os personagens Danilo ( Cláudio Heinrich ) e Bené ( Deo Garcez ) em Os Mutantes: Caminhos do coração , segunda parte da trilogia.

 

Tiago deixou claro que não possui descontentamentos com a  emissora paulista , mas lamenta o fato de o canal do bispo Edir Macedo dá valor apenas a tramas com teor religioso.

 

"Em Os Mutantes, a maior interferência foi não deixarem fazer o beijo gay, uma bobagem, porque tem gente que até hoje não vê a homossexualidade como algo absolutamente natural", afirmou.

 

Santiago escreveu Amor e revolução ( 2011 ), novela do SBT que exibiu o primeiro beijo gay da teledramaturgia nacional.

 

"Ajudei a construir o núcleo de teledramaturgia da Record, trouxe muita gente boa que está lá até hoje e vejo com preocupação o movimento de substituição de profissionais de TV, em todas as áreas, por pessoal da IURD [Igreja Universal do Reino de Deus]", destacou.

 

Além do folhetim sobre o universo dos seres dotados de superpoderes. Tiago  foi o responsável pelos sucessos Prova de amor ( 2005 ) e A escrava Isaura ( 2004 ), o novelista aconselha os donos da Record e detona o executivo Hiran Silveira e o bispo Honorilton Gonçalves .

 

"Se eu fosse a Cristiane Cardoso ou o Edir Macedo, ia querer me cercar dos melhores e realmente criar produtos para disputar a liderança [no Ibope]. Tive problemas durante o tempo em que estive lá, por incompetência do Honorilton Gonçalves e do Hiran Silveira, como falta de pontualidade para entrar com o produto no ar, comerciais de seis a sete minutos", disparou.

 

"Falta de crossmedia profissional com valorização dos artistas e novelas nos programas de auditório e reportagens da emissora, a criação de um elenco gigante quando não havia necessidade, o endividamento da empresa com a construção de novos estúdios", desabafou.

 

Apesar de ser conhecido por seus trabalhos na emissora vice-líder de audiência,  Santiago  estreou como roteirista em Vamp ( 1991 ), na TV Globo . Seguiram-se muitos outros sucessos em folhetins da  emissora carioca, onde também auxiliou em outros produtos, como: Uga Uga ( 2000 ), Malhação ( 2001 ), O quinto dos infernos ( 2002 ) e Kubanacan ( 2003 ).

"Não sou contratado da Record desde 2009, mas ainda associam meu nome à emissora porque fiz muito sucesso lá. Trabalhei muito mais tempo na Globo do que em qualquer outra emissora do Brasil. Não há comparação entre o profissionalismo da Globo e o da Record".

Tiago Santiago

MAIS SOBRE SERIES-E-TV