Uai Entretenimento

UAI, INDICA ESSA #35

6 dicas de filmes asiáticos para ver no streaming


A cultura asiática vem dominando o mundo nos últimos anos. Na música, o kpop, como é conhecido o pop sul-coreano, vem ganhando grande destaque.


Já nas telas de cinema, o filme "Parasita", dirigido por Bong Joon-ho, venceu o Oscar de Melhor Filme em 2020 e marcou o ano com seu enredo que faz críticas sociais. 

Entre animes, filmes de terror e j-pop (pop japonês-), o Japão também se consolida como um dos países asiáticos que mais exportam produções culturais. China, Twaian, Tailândia, entre outros países, também se destacam com filmes extremamente bem produzidos. 

Uai, Indica Essa recomenda nesta edição seis filmes asiáticos para você assistir! 

1- "Última vida no universo"

Que tal começar com uma comédia romântica? O filme tailandes "Última Vida no universo", dirigido por Pen-Ek Ratanaruang, conta a história de Kenji (Tadanobu Asano) e Noi (Daran Boonyasak), que tem os destinos entrelaçados após uma tragédia.


 



Os protagonistas são um o oposto do outro, o que causa muita estranheza entre os personagens. A dificuldade de diálogo é tão grande que os dois nem falam a mesma língua: Kenji é japonês e Noi é tailandesa. Os protagonistas decidem se comunicar em inglês e, assim, aos poucos, um amor vai crescendo entre os dois. 

Além do romance,o filme aborda questões mais profundas, como suicídio e o luto. 

2- "O castelo animado"

O Studio Ghibli é um dos maiores estúdios de animação do Japão. Aliás, a produção "A viagem de Chihiro'' é bastante conhecida pela alta qualidade e por vencer o Oscar de Melhor Animação em 2003.


 

Mas o estúdio japonês tem outras obras disponíveis nos streamings, também com desenhos maravilhosos e críticas sociais. 



A indicação do Uai é o filme "O castelo animado", também dirigido por Hayao Miyazaki. A produção conta a história da chapeleira Sophie, que é amaldiçoada por uma bruxa após ser vista com o feiticeiro Howl. Com a aparência quase 70 anos mais velha, a garota vai atrás do feiticeiro para ajudá-la a quebrar a maldição.

Pode parecer uma história de romance infantil, mas a trama vai te envolver com questionamentos psicológicos e uma ótima trilha sonora.


 

3- "Shanghai fortress"

Se você gosta de ficção científica com muita ação, "Shanghai fortress", dirigido por Huatao Teng, é a escolha certa para você!

O filme chinês narra uma invasão alienígena no Planeta Terra para procurarem uma nova fonte de energia. Como forma de combate, cada país monta seu exército e segue para a luta. 



Porém, quase todos os países fracassam e Shanghai é a última esperança. Assim, o filme acompanha um soldado que, enquanto salva a terra, procura a sua amada, que também está lutando contra os aliens.

Caso você goste de k-pop, o filme conta com a participação de Lu Han, ex-integrante do grupo EXO.


  

Leia tambéms: 5 filmes para conhecer a indústria de Bollywood 


4- "Swing kids"

Como indicação de filme sul-coreano, o Uai indica o filme "Swing kids", que é uma releitura de um filme homônimo de 1993. A versão sul-coreana conta com a direção de Kang Hyun Chul.

O filme conta uma história de amizade em meio a guerra das Coreias. O soldado norte-coreano Roh Kisoo (Do Kyungsoo), que levanta a bandeira do comunismo, descobre uma paixão pela dança ao conhecer o soldado norte-americano Jackson (Jared Grimes).





Entre discussões ideológicas sobre capitalismo e socialismo, o filme também aborda assuntos como racismo e machismo. Mas, o foco da trama é o embate entre a guerra e a liberdade para dançar.

Aliás, caso você esteja ligado no mundo do kpop, com certeza o ator principal deve ser familiar. "Swing kids" é protagonizado pelo Do Kyungsoo, mais conhecido como o D.O, do boy group EXO. 

5- "Floresta de sangue"

Com a direção de Sion Sono, o filme "Floresta de sangue" conta a história de uma equipe de filmagem que entra na vida de duas jovens e descobrem uma relação com um assassino em série.



Apesar de a história principal ser uma ficção, a trama foi inspirada no caso real do Serial Killer Futoshi Matsunaga, ocorrido na cidade de Kyushu, na década de 1990. 



O filme está disponível na plataforma de streaming Netflix. Além disso, caso você tenha se interessado pela história, o diretor disponibilizou uma versão do filme extensa em formato de série. No total, a produção conta com mais de 5 horas. Já pode maratonar. 

6- "Golpe de classe"

O filme indiano "Golpe de classe", do diretor Sudhir Mishrao, conta a história do trabalhador Ayyan Mani (Nawazuddin Siddiqui) que inventou que seu filho de 10 anos é um gênio da matemática para melhorar a condição financeira da família.


Mas as situações vão se complicando à medida que a mentira se espalha. 

A produção é inspirada em um livro de mesmo nome do autor Manu Joseph.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves