Apresentadora da Globo é afastada por foto ao lado de Joice Hasselmann

Imagem começou a circular na redação do esporte da Globo e incomodou diretores da área

Estado de Minas 21/11/2020 21:01
Reprodução/Instagram
Janaína Xavier ao lado de Joice Hasselmann e o namorado da apresentadora, Gustavo Bonini Guedes, advogado da parlamentar (foto: Reprodução/Instagram)

A apresentadora do Sportv Janaína Xavier foi afastada de suas atividades após postar uma foto nos stories do Instagram com a então candidata do PSL à Prefeitura de São Paulo, Joice Hasselmann. Na mesma imagem estava Gustavo Bonini Guedes, namorado da apresentadora e também advogado de Joice.
Segundo o site UOL, a imagem começou a circular na redação do esporte da Globo e incomodou diretores da área.

Contrariada, a apresentadora questionou a direção e disse que tratava-se apenas de um almoço informal com uma amiga.

Ainda segundo apuração do Uol, a apresentadora mostrou prints de postagens de posicionamentos políticos de colegas em redes sociais e queria saber por que somente o caso dela seria punido.

Ainda suspensa, Janaína postou stories assistindo Ana Helena Goebel apresentando programa em seu lugar.

Reprodução/Instagram
(foto: Reprodução/Instagram)


Em nota, o departamento de comunicação do Grupo Globo respondeu: 

"Todos os jornalistas do Esporte da Globo têm conhecimento dos Princípios Editoriais do Grupo, que não permitem o apoio público a candidatos de qualquer partido, seja de jornalistas que atuam na frente ou atrás das câmeras. E todos foram relembrados dessas regras no início do período eleitoral. Os casos de descumprimento dessa regra foram analisados internamente e as medidas cabíveis foram tomadas". Confira o comunicado da Globo sobre isenção nas eleições: "Caros, Começamos hoje a campanha eleitoral para o segundo turno das eleições municipais. Por isso, venho aqui relembrar os nossos Princípios Editoriais e o email que enviei no início da campanha do primeiro turno sobre o uso de nossas redes sociais: não devemos fazer posts de apoio ou repúdio a algum candidato; não devemos curtir posts de candidatos; e não devemos entrar em debates sobre este ou aquele candidato. Este princípio básico de isenção é importantíssimo para o nosso Jornalismo. E como a maior parte de nossa equipe é formada por jornalistas, um deslize de alguém do Esporte compromete a postura isenta do Jornalismo da Globo. Seguir estas normas é algo básico para todo jornalista. E também lembro que o nosso código é rigoroso pelo não cumprimento dessas normas."

MAIS SOBRE SERIES-E-TV