Veja cinco curiosidades da série Godfather of Harlem, que estreia hoje

Produção da Fox é estrelada por Forest Whitaker e é baseada em uma história real

Redação EM Cultura 19/06/2020 14:52
Fox/Divulgação
Forest Whitaker vive o gângster do Harlem (foto: Fox/Divulgação)
Encabeçada por Chris Brancato e Paul Eckstein, dois dos criadores de Narcos, a série Godfather of Harlem estreia nesta sexta (19), às 22h15, no canal pago Fox Premium 1 no app da Fox. 

Com 10 episódios, a produção baseada em fatos acompanha Ellsworth “Bumpy” Johnson. Ele foi um criminoso dos anos 1960 que depois de passar dez anos na prisão de Alcatraz, voltou para o Harlem, em Nova York, para tomar de volta o seu lugar na máfia, dominada pelos italianos em sua ausência.

Quando Bumpy volta às ruas, ele é recebido por seu velho amigo "Detroit Red", também conhecido como Malcolm X, um dos maiores (e polêmicos) ativistas pelos direitos civis dos EUA.

Forest Whitaker, vencedor do Oscar por O último rei da Escócia (2007) é o protagonista. Outro nome de destaque no elenco é o de Vincent D’Onofrio, que vive um mafioso italiano. 

BASEADA EM FATOS
Ellsworth Raymond Johnson nasceu em Charleston. Seu apelido, “Bumpy”, vem da infância, por causa de um caroço na parte de trás da cabeça. Ele tem uma biografia escrita por sua viúva, Mayme Johnson. Harlen Godfather: The rap on my husband.

LUTA POR DIREITOS
A série mistura eventos históricos e políticos que retratam, por um lado, o movimento liderado por Martin Luther King na década de 1960 – a luta pelos direitos civis dos negros– e, por outro, a criminalidade da época – resultado dos tráficos de drogas e armas.
 
A OUTRA FACE
Gângster, mas também com relação próxima com sua comunidade, Bumpy tem um lado intelecual. Apaixonado pela filosofia e pela literatura, ganhou o apelo de O professor. Também era conhecido por suas habilidades no xadrez.

O HARLEM
O principal cenário em que se desenvolve a série está no norte de Manhattan, Nova York. Conhecido historicamente como um bairro principalmente negro, o Harlem já foi locação para as filmagens de muitas outras histórias inspiradas nas organizações criminosas dos Estados Unidos.
 
A TRILHA SONORA
Dezenove canções foram criadas para a série. Entre os artistas que construíram para a trilha sonora estão John Legend, Skip Marley e French Montana.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV