Alvo de ataque hacker, Globoplay pede desculpas aos usuários

De acordo com a plataforma de streaming, nenhum dado de usuário foi comprometido

Correio Braziliense 17/05/2020 11:27
None
A Globoplay usou as redes sociais neste domingo (17) para confirmar e esclarecer aos usuários um ataque hacker. O assunto foi um dos mais comentados no Twitter na madrugada. 
 
O OurMine, que reivindicou a ação, se apresenta como "um grupo de hackers famoso por invadir redes sociais de grandes nomes da tecnologia, famosos e empresas". Entre as vítimas, estão o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a plataforma Netflix e o clube de futebol Barcelona. No Brasil, eles já hackearam o perfil do Esporte Interativo, canal da Turner.
 
Segundo a plataforma de streaming, os invasores enviaram duas mensagens que levavam os usuários para o site da organização, mas nenhuma informação, de assinantes ou não, foi compremetida. O ataque se limitou ao sistema de push notification, alertas enviados para smartphones com dicas de programação. 
 
"Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha. Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com 'Hacked by...'. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor", informou a empresa.

O Globoplay lamentou o ocorrido e pediu desculpas a todos os usuários, garantindo que vão "trabalhar internamente e junto aos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes. 
Ver essa foto no Instagram

%u26A0%uFE0FUma informação importante para todos os nossos usuários: O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização. O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece: 1 %u2013 Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications; 2 %u2013 Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados. 3 %u2013 Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha. 4 %u2013 Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com %u201CHacked by...%u201D. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor. 5 %u2013 A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada. 6 %u2013 Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.

Uma publicação compartilhada por Globoplay (@globoplay) em

 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV