Uai Entretenimento

A hora e a vez

Em 'Game of thrones', Jaime Lannister presta contas ao passado


Na gelada Winterfell, agora ocupada pelo numeroso exército de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), um cavaleiro misterioso entra pelos muros do castelo, coberto por uma capa. Desce do cavalo preto e tira o capuz, revelando ser Jaime Lannister (Nikolaj Coster Waldau), o único dos personagens importantes que ainda não havia surgido no primeiro episódio da última temporada de Game of thrones, exibido no domingo passado.

Jaime tem a expressão levemente angustiada ao se ver em Winterfell. Seu olhar se cruza com o de Brandon Stark (Isaac Hempstead-Wright), paraplégico em sua cadeira de rodas. Jaime fica tenso. A câmera se volta para Brandon, cujo semblante parece perdido desde que se assumiu como a entidade Corvo de Três Olhos. Os dois não se aproximam. Sem trocar uma palavra sequer, o episódio se encerra. De todos os reencontros que a volta de Game of thrones proporcionou – de Tyrion (Peter Dinklage) com a ex-mulher Sansa (Sophie Turner), de Jon Snow (Kit Harington) com Arya (Maisie Williams), e dela com Sandor Clegane (Rory McCann) e Gendry (Joe Dempsie) –, o de Jaime com Bran é o mais notável.

Está aí o gancho para o que virá no próximo domingo (21). Se não fosse pelos dois, boa parte dos eventos da trama não teria ocorrido.

A única vez em que os dois se viram foi no episódio de abertura da série, exibido em 2011. O garotinho Bran gostava de escalar as torres de Winterfell. Foi assim que flagrou o relacionamento incestuoso de Jaime, membro da guarda real, com a irmã Cersei (Lena Headey), casada com o rei Robert Baratheon (Mark Addy). Na ocasião, a corte visitava Winterfell para convidar Ned Stark (Sean Bean), pai de Bran, a assumir o cargo de vice-rei (Mão do Rei).

Para manter seu segredo, Jaime empurra o garoto da torre, acreditando que o mataria. Ele sobrevive, mas perde o movimento das pernas.
Quando a mãe de Brandon começa a suspeitar que o filho foi jogado da torre, sobretudo depois de o menino sofrer uma tentativa de assassinato enquanto se recupera, ela começa a investigar os fatos, dando origem à guerra entre as casas Stark e Lannister. As consequências disso – traições, manipulações e mortes de personagens importantes – marcaram a história contada nas sete temporadas que antecederam o último domingo.

Se a estreia da oitava rodada não teve fatos tão destacáveis, o reencontro mostrou que questões em aberto podem encontrar um desfecho agora. No início da trama, Jaime é a figura repulsiva capaz de matar um garoto inocente. Homem sem honra, ficou conhecido como “O Regicida”, que assassinou o “Rei Louco” Aerys II, pai de Daenerys, a quem deveria proteger. No entanto, ao longo da história, ele vai mostrando outras facetas. Ao que tudo indica, pretende cumprir sua promessa e lutar ao lado dos inimigos do passado para combater o mal maior, o exército dos mortos e white walkers.

Mas a redenção de Jaime será completa? Ou quem sofreu em suas mãos (quando ele tinha as duas) vai se vingar? As respostas devem começar a surgir no próximo domingo (21), às 22h, na HBO..