Canal apresenta produção de conteúdos 100% criada, produzida e apresentada por negros

O tema da Tela Preta TV é simples: 'uma tevê para todos, mas pensada por nós'

YOUTUBE/REPRODUÇÃO
Negros apresentam, criam e produzem a programação do Tela Preta TV (foto: YOUTUBE/REPRODUÇÃO)

“Uma tevê para todos, mas pensada por nós”. O lema do canal Tela Preta TV apresenta uma ideia simples, mas extremamente representativa: a produção de conteúdos de entretenimento profissional 100% criada, produzida e apresentada por negros.

Mariana Oliveira, uma das idealizadoras e diretora-geral do canal de streaming, classifica o Tela Preta como a nova narrativa para o entretenimento na internet.

“É o nosso grito de independência, porque a revolução não será feita do lado de lá, a gente tem de dar o grito. Consumimos muita coisa do YouTube. Víamos coisas desse tipo lá fora, como o projeto da criadora americana Issa Rae, e decidimos fazer aqui”, explica Mariana.

“Se a gente (a população negra) não criar o nosso próprio trabalho, ninguém vai nos dar trabalho”, completa.

O projeto nasceu de forma despretensiosa. Mariana Oliveira conheceu os colegas nos bastidores do teatro, e a ideia surgiu coletivamente. “Os seis apresentadores são atores. Tínhamos a mesma inquietação e só juntamos os desejos de cada um. Todas as pessoas que trabalham com a gente são conhecidas, amigas.”

NÚCLEOS
A produção se divide em dois núcleos principais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O episódio Rolezinho: Mistura Angola e Brasil apresenta o casamento de um angolano com uma brasileira. Deixa claro o tom da programação do canal: bem jovem, informal e urbano.

Os outros programas vão tratar de empreendedorismo, moda, cinema e eventos, “sempre com a participação de personalidades pretas”, aponta Mariana.

O objetivo do Tela Preta TV é mudar a linha narrativa e de representação em relação aos negros veiculada pela mídia. “A principal proposta é oferecer conteúdo e entretenimento ao nosso povo feito por pessoas pretas”, diz.

O número de seguidores no Instagram já bateu os 4 mil. No YouTube, o canal soma 2,5 mil inscritos. “O projeto teve uma boa receptividade, está sendo muito especial pra gente”, constata Mariana.

De acordo com ela, a internet, as redes sociais e as plataformas de streaming oferecem à população soluções mais independentes em relação à produção de conteúdo da televisão aberta, possibilitando a busca de expressões próprias.

Entre os planos da equipe está a ampliação da produção do Tela Preta. “A gente quer ter mais programas em vários âmbitos, como humor, beleza, infantil. Não queremos só falar de filmes, mas também fazer filmes”, avisa Mariana Oliveira.

TELA PRETA TV
. Acesse Youtube.com/telapretatv.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV