Fãs afoitos assistem a todos os episódios de séries de uma só vez

Nova temporada estreia na Netflix. Brasil é o 10º país no ranking de 'supermaratonistas'

por Pedro Galvão 05/11/2017 10:23
Fotos: Netflix/divulgação
(foto: Fotos: Netflix/divulgação)

Fotos: Netflix/divulgação
Gilmore girls: um ano para recordar, o xodó mundial dos aficcionados por séries (foto: Fotos: Netflix/divulgação)


Esperar ansiosamente semanas ou meses pelo desfecho da série de TV favorita pode ter virado coisa do passado. Pesquisa divulgada recentemente pela Netflix, principal serviço de streaming audiovisual do mundo, mostra que o número de pessoas que assistem a toda a temporada em menos de 24 horas cresceu 20 vezes nos últimos três anos. Esse padrão de comportamento é facilitado pelo modelo adotado pela plataforma, que disponibiliza todos os episódios on-line de uma vez, ao contrário dos canais de televisão, que lançam capítulos periodicamente.

Desde que entrou no mercado internacional, em 2010, a Netflix, com cerca de 100 milhões de assinantes em vários países, revolucionou o modelo de consumo audiovisual ao oferecer um vasto catálogo de filmes e séries. No Brasil, essas produções estão disponíveis on-line mediante o pagamento de mensalidade a partir de R$ 19,90 (plano básico).

O grande diferencial é permitir ao espectador assistir ao seriado nos dias e horários de sua preferência. Segundo a empresa, 8,4 milhões de assinantes já consumiram a temporada inteira de alguma série nas primeiras 24 horas depois do lançamento. Isso significa 10 ou mais horas seguidas em frente à TV ou ao computador, considerando que várias produções têm, a cada temporada, pelo menos 10 episódios de cerca de uma hora.

MINEIRA A maratona faz parte da vida da estudante de direito belo-horizontina Débora Brandão, de 24 anos. Ela viu “de uma sentada” as temporadas de Stranger things, Mindhunter, Girl boss e Glow, entre outras. “Quero saber logo o que acontecerá. Se paro no meio, fico especulando o final e isso me estressa. Então, prefiro ver tudo de uma vez”, explica Débora.

A universitária costuma iniciar a “jornada” pela manhã e passar o dia por conta. “Uso até um aplicativo, chamado TV Time, para organizar as séries de que gosto e para me lembrar das datas de lançamento, além de acessar um guia de episódios”, explica.

Recentemente, Débora reviu todas as sete temporadas de Gilmore girls (153 episódios), sucesso dos anos 2000 exibido pelos canais Warner e SBT/Alterosa. Foi dessa forma que ela se preparou para o revival que a Netflix lançou em 2016. A novidade, chamada Gilmore girls: um ano para recordar, tem quatro episódios de 90 minutos, conferidos por Débora imediatamente depois do lançamento.

As seis horas em frente ao computador são até fáceis para quem já encarou mais de 10 horas em um só dia. Talvez esteja aí um dos motivos que fazem de Gilmore girls a líder mundial de supermaratonas envolvendo produções exibidas pela Netflix.

Anderson Narciso, responsável pelo blog Mix de Séries, do Portal Uai, diz que a tendência trouxe transformações ao consumo e produção de atrações. “O streaming mudou a forma de assistir e produzir seriados. É interessante para a Netflix que o assinante veja a série de uma vez, pois assim ele pode consumir outras atrações no mesmo espaço de tempo em que acompanharia apenas um seriado”, explica.

Narciso já fez supermaratonas, mas prefere assistir às séries “à moda antiga”. “Há perda de qualidade na absorção da história quando se vê a temporada inteira de uma vez. Isso tira parte da continuidade, da perspectiva. Ou seja, daquele suspense entre um episódio e outro, que é o motor da série de TV”, explica.

Animação japonesa
é campeã no Brasil


O Brasil aparece em 10º lugar no ranking de supermaratonas da Netflix. O líder é o Canadá. A série que mais teve episódios devorados pelos brasileiros no dia de sua estreia foi The seven deadly sins. Essa animação japonesa tem episódios de menos de meia hora, embora cada sequência reúna 24 capítulos – ou seja, são 12 horas de maratona.

O segundo lugar é de Marvel – Os Defensores, cuja única temporada tem oito episódios, cada um deles com cerca de 50 minutos. A produção nacional 3% também é bem cotada no país natal. É a quinta consumida mais rapidamente.

Curiosamente, líderes de audiência do catálogo da Netflix – Grey’s anatomy, The walking dead e Criminal minds – não figuram entre as atrações mais consumidas nas primeiras 24 horas após o lançamento. Todas elas foram produzidas por canais de TV e exibidas no formato tradicional, episódio a episódio, antes de ser disponibilizadas na íntegra pelo serviço de streaming.

Fotos: Netflix/divulgação
A produção nacional 3% entrou no radar dos 'maratonistas' do país (foto: Fotos: Netflix/divulgação)



• As preferidas

   NO MUNDO

1. Gilmore girls: um ano
para recordar
2. Fuller house
3. Marvel – Os Defensores
4. The seven deadly sins
5. The ranch
6. Santa Clara diet
7. Park boys (trailer)
8. F is for family
9. Orange is the new black
10. Stranger things
11. Amigos da faculdade
12. Atypical
13. Grace and Frankie
14. Wet hot american summer
15. Unbreakable Kimmy Schmidt
16. House of cards
17. Amor
18. Glow
19. Chewing gum
20. Master of none

   NO BRASIL

1. The seven deadly sins
2. Marvel – Os Defensores
3. Santa Clara diet
4. Gilmore girls: um ano
para recordar
5. 3%
6. The ranch
7. Atypical
8. Stranger things
9. Fuller house
10. You me her
11. Dear white people
12. Chewing gum12
13. Glitch
14. Frontier
15. Narcos
16. Amigos da faculdade
17. The mist
18. Anne with an E
19. Amor
20. The OA

   CELEIROS DE MARATONISTAS

1. Canadá
2. Estados Unidos
3. Dinamarca
4. Finlândia
5. Noruega
6. Alemanha
7. México
8. Austrália
9. Suécia
10. Brasil
11. Irlanda
12. Reino Unido
13. França
14. Nova Zelândia
15. Peru
16. Holanda
17. Chile
18. Portugal
19. Itália
20. Emirados Árabes Unidos

MAIS SOBRE SERIES-E-TV