Dr. Dalvo Neto comenta detalhes importantes sobre a prótese de silicone

29/07/2021 17:12

Existe idade mínima para colocar a prótese? Em quais casos é recomendável retirá-la? Dúvidas como essa são comuns para quem deseja colocar silicone, e são respondidas pelo renomado médico de Fortaleza, Dr. Dalvo Neto.

None

Uma questão estética tão comum em nossa sociedade é a colocação de uma prótese de silicone. Independente da faixa etária e classe social, o fato é que cada vez mais mulheres recorrem a este procedimento por beleza ou por algo relacionado à saúde.

No entanto, recentemente algumas celebridades deram declarações para jornais contando que decidiram retirar a prótese. E isso, de certa maneira, chamou a atenção de muitas mulheres. Afinal, por que tiraram? A prótese pode fazer algum mal ao corpo? Dúvidas como essa certamente se tornam muito comuns em situações como essa. Segundo o renomado cirurgião plástico de Fortaleza, Dr. Dalvo Neto, "acima de tudo e antes de colocar o silicone, a paciente tem que decidir o que for melhor para sua saúde, tanto física como emocional. Depois disso, junto com um profissional devidamente preparado, decidirá a melhor opção para o seu caso."

Uma pergunta frequente das pacientes aos médicos diz respeito ao tempo de duração das próteses. Por isso, o Dr. Dalvo explica que "as próteses antigas tinham um tempo de duração menos prolongado, com tempo médio de cerca de 10 anos. Com a evolução das próteses modernas, hoje em dia não existe mais esse tempo estrito. Apenas recomendamos fazer sempre as revisões e atestar a viabilidade/integridade dos implantes e principalmente verificar as características das cápsulas mamárias ("pele" criada pelo organismo para envolver a prótese)".

Outra questão tão comum nos consultórios é sobre as pacientes que desejam colocar a prótese aos 18 anos. A dúvida comum nessas horas é: Será que isso pode interferir na autoestima da paciente? Para o médico cearense, "a questão da utilização precoce de implantes mamários 18 anos ou antes com termo assinado pelos pais ou responsáveis, pode interferir no psicológico das pacientes e causar TDC (transtorno dismórfico corporal)".

Sobre esta situação em que celebridades relataram que retiraram as próteses, o Dr. Dalvo explica que "os explanares podem ser realizados em casos selecionados. Existe uma síndrome chamada síndrome Ásia; em que as pacientes desenvolvem uma série de queixas diversas que são aliviadas com a retirada dos implantes. Realizamos a cirurgia de explante que pode ser associada a uma nova Mastopexia e lipoenxertia mamária", completa Dr. Dalvo.

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS