Rinoplastia pode melhorar a respiração?

01/03/2021 14:30
Apesar de ser uma das cirurgias estéticas mais procuradas do país, a rinoplastia não possui apenas objetivos estéticos
 
None
 
A rinoplastia ocupou em 2020 o primeiro lugar no ranking de cirurgias plásticas de acordo com levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica. A intervenção registrou o dobro de realizações se comparada à lipoaspiração, segunda colocada.
 
O otorrinolaringologistahttps://www.instagram.com/rinoplastia.edson/&source=gmail&ust=1614705644814000&usg=AFQjCNGt8_FwYQqLL3N3WJgyn7kY33nimw"> Dr. Edson Freitas explica que a pandemia foi uma grande impulsora do procedimento, visto que as pessoas se viram com mais tempo para lidar com o pós-operatório. "A cirurgia de nariz tem recuperação relativamente tranquila e não é dolorosa. Em boa parte dos casos as manchas no rosto podem não aparecer no pós-cirúrgico. Mas, o fato de não precisar se expor socialmente contribuiu para o aumento nessas intervenções. Outro ponto é que pessoas de alto poder aquisitivo se viram com mais dinheiro em caixa para melhorar a própria imagem", analisa o médico.
 
Apesar da popularidade como intervenção estética, a rinoplastia não se limita a essa aplicação, visto que o nariz, além de ter a função de harmonizar o rosto, possui ainda importante parte funcional, a respiração. "A rinoplastia é um procedimento que pode ser utilizado para corrigir desvios de septo condição caracterizada pelo deslocamento lateral da parede entre as narinas, cujos sintomas são perda da qualidade do sono, diminuição do olfato, do paladar, da performance esportiva e da qualidade da respiração assim como para diminuir carnes esponjosas do nariz", aponta Dr. Edson.
 
"A Rinoplastia é uma cirurgia que visa remodelar o nariz, podendo ser executada tanto para fins estéticos como para fins funcionais. Em casos estéticos, busca harmonizar o nariz e deixá-lo mais agradável e simétrico com relação ao rosto. Em casos funcionais, visa resolver complicações respiratórias e corrigir funções afetadas por algum problema na região", exemplifica otorrinolaringologista Dr. Edson Freitas.
 
"O nariz pode até parecer um órgão simples, mas, na verdade, é uma estrutura complexa e com muitas funções. A função básica do nariz é aprontar o ar que respiramos para que ele possa chegar aos pulmões em boas condições de realizar a troca gasosa, cabendo a ele a função de umidificar, aquecer e filtrar o ar inspirado", complementa o médico.
 
Cuidados com a rinoplastia
 
Assim como outras cirurgias plástica, a rinoplastia possui grau baixo de invasividade, além de mudar a fisionomia do rosto de maneira significativa. "Externamente, o nariz é o principal elemento estético da face, com número de cirurgias plásticas no nariz aumentando a cada dia, o procedimento deve ser feito por um especialista em nariz para ter sucesso na forma e função", alerta.
 
Com a evolução da medicina, atualmente o pós-operatório da rinoplastia mais tranquilo do que há 10 à 15 anos. "Com o uso do Ultrassom conseguimos fazer uma cirurgia menos agressiva e com tempo de recuperação mais rápido tradicionalmente, a rinoplastia era feita utilizando um martelo que vai quebrando o osso do nariz", diz Dr. Edson Freitas.

Com 7 dias o paciente retira todos os curativos, incluindo os pontos, e assim retorna as suas atividades rotineiras. No período de 30 dias já é possível voltar às atividades físicas.

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS