Está declarada guerra contra a celulite!

11/12/2020 00:30

Confira dicas para eliminar de vez a celulite. Saiba por que esta é uma questão que incomoda a maioria das mulheres, pela visão da dermatologista, Dra. Hellisse Bastos.

None

Tão aguardado e planejado para algumas mulheres, e para outras a época mais temida do ano: o verão. Sejam famosas ou anônimas, esta é a época em que as mulheres mais se preparam para desfilar os corpos cultivados ao longo de todos os últimos meses para garantir o melhor bronzeado. Mas nem tudo é perfeito, afinal, mesmo para quem se cuida e se preocupa com o corpo, sempre há aquela gordurinha e celulite no bumbum e nas coxas que tendem a tirar elas do sério.

Com o verão, chega aquele momento em toda mulher fica preocupada. Afinal, o corpo fica mais à mostra com o uso de minissaias, shorts e biquínis. Mas o que fazer? As celulites estão ali, marcando presença e causando muito incômodo. A médica dermatologista, Dra. Hellisse Bastos, lembra que, "por mais que a pandemia ainda esteja presente, a expectativa é grande para o verão. E independente do momento que estamos passando sempre é hora de nos cuidarmos".

A boa notícia é que a celulite pode ser combatida, assim é possível aproveitar muito esta época tão aguardada, mesmo com os protocolos de segurança para combater o coronavírus. Mas, primeiramente, é preciso entender, por que isso acontece na mulher? A médica explica que isso ocorre por vários fatores, dentre eles se destacam:

1- Desequilíbrios hormonais (como relação de estrogênio x progesterona) e (cortisol x insulina)

2- Alimentação rica em "Junk Foods", carboidratos e açúcares (Excesso de consumo de açúcares em alimentos até mesmo salgados)

3- Intoxicação por metais e aditivos químicos que atuam como Xenobioticos: bisfenol, teflon, parabenos e outros.

5- Deficiências de vitaminas e minerais, o corpo entende que precisa armazenar energia quando algo está deficiente, ficando assim mais difícil de eliminar as temidas gorduras localizadas e celulites.

6- Sarcopenia. Principalmente em mulheres que fazem uso de anticoncepcional a longo prazo. Eles têm um desequilíbrio na relação a massa muscular com massa de gordura (um bom exemplo são as falsas magras)

7- Sedentarismo

Além disso, ressalta a dermatologista, "tudo isso está relacionado a nossos hábitos, estamos poucos ativos quando comparados com nossos avós por exemplo e com uma alimentação cheia de açúcares disfarçados e aditivos químicos, isso explica o porquê as vezes fazemos tudo certinho e não temos os resultados desejados".

Mas calma, não é necessário se preocupar. Como visto em diversos sites de notícias sobre famosos, é comum ver que celebridades fazem diversos tratamentos para eliminar a celulite e aquelas gordurinhas chatas, e que eles podem estar ao alcance de qualquer mulher que deseja seguir o mesmo caminho.

De acordo com Dra. Hellisse Bastos, há tratamentos estéticos que valem a pena ser associados, que são:

1- Bioestimuladores de colágeno (sculptra e radiesse) associados a subincisão e preenchimento de ácido hialurônico nas celulites mais profundas Este, por exemplo, foi feito pela atriz Juliana Paes no início de 2020, e chamou muita atenção pela eficácia.

2- A criopólise:  uma quebrada de gordura através do congelamento e permite a perda em torno de 25% do tecido adiposo no local, e, consequentemente, melhora a aparência. Tal procedimento se tornou muito conhecido quando a dançarina Aline Riscado o fez e compartilhou os resultados nas redes sociais.

3- A infusão de gás carbônico (CO2), um excelente tratamento por sinal, pois faz a lipólise (quebra da gordura) e melhora também o aspecto de flacidez, estimulando colágeno na pele tratada", explica a dermatologista. Este foi um dos procedimentos feito pela atriz Sheron Menezes quando ela se preparou para o carnaval e hoje está acessível para todas as mulheres.

4- Bioimpedância, outro ponto importante levantado pela médica: "É ver qual a porcentagem de gordura que existe ali no corpo daquele indivíduo e tentar trabalhar para diminuir estes números, o que permite melhorar essa celulite de forma mais definitiva". Para isso, é recomendável um trabalho multiprofissional: "precisamos do auxílio de uma nutricionista que enfoque numa alimentação Low Carb aquela que restringe açúcares e carboidratos simples e com estratégias maravilhosas associadas à dermatologia", destaca. Este exame foi colocado em evidência recentemente após ter sido feito pelas cantoras Maraísa e Marília Mendonça.

Para quem deseja o "bumbum perfeito" para o verão, ainda é possível chegar lá. Basta ver como exemplo a influenciadora Denise Dias, que também tem buscado tratamentos estéticos para se prevenir das celulites.

Além da mudança nos hábitos alimentares, a médica Dra. Hellisse explica a importância da  redução do consumo de alimentos industrializados, afinal estes possuem muitos ativos que agem como xenoestrôgenos, e eles atuam como se fossem estrogênios, o que ligado ao receptor hormonal fazendo com que o corpo aumente o estoque de gordura corporal".

Associado a mudança nos hábitos alimentares, a médica sugere também "a suplementação específica e tratamentos fitoterápicos associado a um treino focado para ganho de massa muscular, pois a perda de gordura é consequência quando bem orientado. Suplementos com cafeína e L-Carnitina, por exemplo, possuem ação lipolítica que ajudam na perda de gordura, além do uso correto de algumas vitaminas".

Dadas as dicas, Dra. Hellisse Bastos informa que "sempre devemos ter acompanhamento multiprofissional para os melhores resultados nos nossos tratamentos", finaliza.

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS