Cirurgião plástico Dr. Ricardo Araújo aponta quais são os principais cuidados pós operatórios durante a pandemia

28/07/2020 05:52
None

Apesar da pandemia e da crise causada pelo novo coronavírus, o cirurgião plástico Dr. Ricardo Araújo aponta cuidados a ter de pacientes que se submeteram à procedimentos cirúrgicos e estão em fase de pós operatório durante a pandemia do novo coronavírus.

A pandemia do novo coronavírus pegou o mundo inteiro de surpresa e forçou mudanças radicais em diversos setores da sociedade, em especial os ligados à saúde. O Brasil, segundo colocado no ranking dos que mais realizam cirurgias plásticas no mundo, sendo mais de 32 procedimentos realizados por hora no país, tem milhares de pessoas em situação de pós operatório, que agora precisam redobrar os cuidados devido à covid-19.

O Dr. Ricardo Araújo de Oliveira, um dos principais cirurgiões plásticos do país, ressalta que a situação da pandemia adiou a realização de cirurgias não emergenciais: "Enquanto estivermos vivendo este cenário de pandemia, procedimentos estéticos devem aguardar e ser reagendados, a não ser que sejam cirurgias reparadoras de emergência, onde serão tomados todos os cuidados recomendados pela SBCP e pela OMS para garantir a segurança do paciente e de todos os envolvidos", ressalta.

Cuidados devido à covid-19

O cirurgião ressalta a importância de seguir à risca as recomendações para evitar complicações no pós operatório: "É preciso ficar atento às recomendações dos órgãos governamentais e das agências especializadas. Contudo, também é preciso que o paciente compreenda que, de acordo com o cenário da pandemia, estas recomendações podem mudar, se tornando ora mais brandas, ora mais rigoroso, quase que diariamente."

O Dr. Ricardo também salienta a importância de seguir apenas recomendações vindas do seu cirurgião ou de órgãos oficiais: "Há muita desinformação em circulação. Por isso, evite acreditar em receitas milagrosas de internet, sem embasamento científico e não recomendadas por um profissional habilitado. Por isso, atenda somente às orientações do seu médico."

Recomendações

O especialista cita algumas recomendações que os pacientes devem seguir neste período de pandemia da covid-19:

1- Praticar o distanciamento social e evitar aglomerações. Utilizar máscara facial e luvas sempre que precisar sair de casa e houver risco de algum contágio;

2- Lavar as mãos com água e sabão com bastante frequência e utilizar o álcool 70% para complementar a higienização;

3- Doenças pré existentes como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas ou respiratórias situam o paciente no grupo de risco. Logo, caso seja necessária realizar uma cirurgia de emergência, é preciso fazer uma nova avaliação de risco cirúrgico.

5- No pós-operatório, os acompanhamentos devem ser feitos preferencialmente online, através de videoconferência, evitando ao máximo a ida ao consultório ou clínica;

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS