Neuropsicóloga fala sobre o "Darwinismo Profissional" pós covid-19: nada será como antes"

24/04/2020 19:01

A neuropsicóloga Dra. Leninha Wagner fala sobre o darwinismo profissional e as profundas transformações causadas pelo covid-19.

None
Dra. Roselene Espírito Santo Wagner/Reprodução / MF Press Global

A sociedade sofrerá grandes transformações devido à pandemia do covid-19, isto é o que tem apontado diversos especialistas. Entre eles, os adeptos do Darwinismo, que é um conjunto de movimentos e conceitos relacionados às ideias de transmutação da espécie, seleção natural ou da evolução, incluindo algumas ideias, sem conexão com o trabalho de Charles Darwin, são os que mais se destacam nesta análise

A neuropsicóloga Leninha Wagner é uma das especialistas no estudo do comportamento e psiquê humana, que acredita nestas profundas transformações sob a ótica do Darwinismo: "a característica que mais distingue o darwinismo de todas as outras teorias é que a evolução é vista como uma função da mudança da população e não da mudança do indivíduo."

Nada será como antes

A Dra. Leninha Wagner enumera quais são as transformações que a sociedade deve enfrentar pós covid-19: "Estamos diante de uma transformação na forma de produzir economia. Em prestar serviços e fornecer produtos. A forma que trabalhávamos e produzíamos, tornou-se obsoleta. É imperativo e urgente a reconstrução. Pois haverá uma destruição de tudo que conhecíamos na forma laboral. Nada, absolutamente nada, será como antes depois da passagem dessa pandemia. Isso marcará efetivamente a Era da Tecnologia".

Caminho sem volta

A especialista acredita no estabelecimento de uma nova ordem mundial como consequência da covid-19, de modo irreversível: "Haverá uma nova era, uma nova forma de viver e produzir. Não espere um retorno, mas uma nova ordem mundial. Contudo, não será o mais forte, sequer o mais inteligente que sobreviverá e sim o mas o melhor adaptado. O profissional que usar a inteligência de forma criativa, saberá tirar proveito da necessidade como mãe de todas as invenções."

Adaptações

Para os profissionais do futuro pós covid-19, a especialista enumera que adaptações irão garantir a sobrevivência de postos de trabalho: "Quem se adaptar ao trabalho em home office, atendimento on-line, e-commerce, aulas on-line , entrega delivery e etc, acabará performando melhor, pois descobrirá que investirá menos e obterá maior lucro. Esse profissional será protagonista na construção de uma economia inovadora que voltará à acelerar, crescer e expandir, necessitando para isto, de profissionais flexíveis, criativos, bem adaptados."

Características a serem desenvolvidas para obter o sucesso

No entanto, segundo a Dra. Leninha, é importante desenvolver algumas caraterísticas para obter o sucesso almejado:

1-Rotina: Crie uma rotina de trabalho. Com horários pré estabelecidos. Arrume-se para trabalhar, inclusive com trajes profissionais adequados. Pois muitos de nós estarão em câmeras. Portanto, vendo e sendo visto.
2- Organização mental: Mantenha os pensamentos organizados, uma agenda diária com o fio condutor do seu dia.
3- Administração de tempo: É necessário ter o tempo cronológico, transferido para o mental. Saber o que fazer a cada momento, para não misturar tarefas. O que for afazeres domésticos, separado trabalho profissional e do lazer.
4-Bater metas: Estabeleça pequenas metas diárias. E atingido, comemore. Cobre de si mesmo a melhor performance.
5-Controle as Finanças: Mantenha as contas separadas. Faça a sua contabilidade, organizando as despesas. Investimentos/gastos/contas/ lucros. Para que possa averiguar produtividade e ganhos.
6- Disciplina: A manutenção dessa disciplina, resultará em permanência de resultados positivos.

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS