Especialista em nutrição cria receitas saborosas e que previnem o câncer de mama

23/10/2019 20:01
None
Reprodução / MF Press Global

No Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, diversas ações tem sido realizadas de conscientização da população e da adoção de hábitos saudáveis e consultas médicas regulares para a diminuição do número de casos da doença.

A especialista em nutrição Gabi Lodewijks se engajou na causa e criou receitas com ingredientes que estudos científicos apontam que podem atuar na prevenção do câncer de mama. Ela é idealizadora de um movimento feminino na Holanda chamado Vida Saudável, que influencia milhares de mulheres em todo o mundo através da internet a terem mais qualidade de vida através de hábitos saudáveis.

None
Reprodução / MF Press Global

Frutas Vermelhas

"Frutas vermelhas contêm fitonutrientes anti-cancerígenos, chamados antocianinas, que retardam o crescimento de células malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor".

Cenoura

"Uma pesquisa da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, mostrou que a cenoura contém também substâncias como o beta caroteno, que protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres".

Clara de ovos

"O ovo é rico em colina, que é associado a 24% de redução de câncer de mama de acordo com estudos feitos com mais de 3 mil mulheres".

Beterraba

"A presença da betacianina (pigmento vermelho) na beterraba inibe o desenvolvimento metabólico das células cancerígenas, tendo papel relevante na prevenção do câncer de mama".

Confira as saborosas receitas para o Outubro Rosa criadas por Gabi Lodewijks:

Gelatina de claras

1 pacotinho de gelatina sem sabor
10 morangos
3 claras de ovo
Essência de baunilha ou whey protein

Modo de preparo

Em uma panela coloque os morangos para cozinhar e deixe em fogo baixo ate que se desmanchem. Retire os pedacinhos de morango  e adicione a gelatina á água fervente, mexa sem parar. Logo após adicione as três claras batidas e mexa por uns 2 min.
Coloque em forminhas de silicone e deixe por algumas horas na geladeira.

Sorvete de banana com morango

1 scoop de whey protein
1 banana em rodelas
6 morangos cortados
1 colher de sopa de iogurte natural
Lascas de amêndoas (opcional)

Modo de Preparo

Coloque 1 banana cortada em rodelas e alguns morangos cortados para congelar por 2 h. Retire do freezer e deixe-os descongelar por alguns minutinhos.

Bata no mixer com 1 scoop de whey a seu gosto e se preferir adicione 1 colher de sopa de iogurte natural para facilitar na hora de bater.

Obs: Decore com lasquinhas de amêndoas se preferir.

Sopa de beterraba

4 beterrabas
Meia batata doce
2 cenouras
Muçarela cortada em pedacinhos
Ervas e especiarias a gosto

Modo de Preparo

Cozinhar os legumes até ficarem bem macios e depois bater no liquidificador. Servir em prato fundo adicionando os pedacinhos de muçarela. Pode adicionar chia por cima e também basílico, que fica uma delícia.

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS