Campeão fitness Italo Costa revela os segredos para se tornar um modelo ou atleta profissional

20/09/2019 16:36
None
Reprodução / MF Press Global 

Corpos que parecem ter sido esculpidos em pedra, como as estátuas da Grécia antiga, com músculos extremamente definidos impressionam aqueles que olham pela primeira vez para um atleta fisiculturista ou modelo fitness. Mas será que ter um físico tão diferenciado está ao alcance de todos? É possível para uma pessoa comum se tornarem um atleta e fisiculturista de alto nível?

O campeão de fitness WBFF (World Beauty Fitness Fashion) Italo Costa revela que é possível ter um físico digno do Olimpo a partir de mudanças de atitudes, hábitos e do comprometimento: "Claro que todos sabemos que isso não vai acontecer da noite para o dia. Mas sendo constante, mantendo uma rotina diária de treinos e nutrição, este lifestyle pode levá-lo a se tornar um profissional na área. As pequenas inclusões e hábitos fazem com que tenhamos consistência e essa é a chave para o sucesso nessa área, ter consistência".

None
Reprodução / MF Press Global 

O caminho para o Olimpo

Até se tornar um campeão de fisiculturismo e ostentar um corpo impecável, é preciso trilhar um caminho com consistencia. Segundo Italo, embora as etapas sejam iguais para todos, o percurso pode variar de acordo com a individualidade biológica: "Importante dizer que não se trata de uma receita de bolo ou formulas mágicas para atingir um resultado. Isso significa que cada indivíduo é único, e assim temos respostas a intolerâncias e tipos metabólicos diferentes. Contudo com o acompanhamento de profissionais qualificados, como o meu médico o Dr. Hugo Yamashiro, endocrinologista e nutrólogo, podemos entender melhor e identificar essas variáveis e, dessa forma, continuar nos desenvolvendo, ao passo que fornecemos ao corpo os nutrientes e compostos corretos para atingir o resultado esperado".

Italo revela que a mudança de mentalidade é fundamental para sair do comum para o extraordinário: "Sendo realista e sincero, afirmo que o principal ponto a ser trabalhado é a mente, não é o corpo. Temos que alem de seguir com dedicação organização e disciplina, ter o nosso mindset alinhado a todo o tempo em busca sempre do próximo nível. Esse é o diferencial entre alguém bom no esporte e um campeão. Não existe um limite, sempre podemos melhorar. Esse é o mindset de um atleta profissional e que também que vai levá-lo ao sucesso, a busca incansável pelo desenvolvimento".

None
Reprodução / MF Press Global 

Em constante evolução

O atleta ressalta que além da constância, é preciso o acompanhamento de um profissional para fazer ajustes periódicos nos treinos e na dieta, conforme acontece a evolução no físico: "Um ponto importante é sempre mudar o estimulo, treino dieta e melhora nos hábitos, direcionado por um profissional. Treino podemos rotacionar pensando em tempo de excêntrica (fase em seguramos a carga), que geralmente é a que mais quebra fibras musculares. Ela pode ser controlada 2 segundos com mais repetições ou ainda mais controladas com carga mais alta e menos repetições com 3 segundos ou até 4, ou ainda super slow 10 segundos, isso é importante para mudar o estímulo de treino e continuar progredindo semana a semana".

Italo revela que acompanhar os resultados semana a semana da construção de um corpo mais estético é gratificante: "Comigo tudo começou com a inserção de pequenos hábitos saudáveis e em manter a consistência deles. Isso se tornou em um salto exponencial ao longo do tempo. Hoje eu até brinco quando olho para trás e vejo aquela foto antiga e penso nossa eu realmente era assim?!?. Esse sentimento é incrível e vemos o tanto que progredimos".

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS