A importância do nutricionista vai muito além de passar dietas, afirma Dr. Leone Gonçalves

31/08/2019 16:22
None
Dr. Leone Gonçalves Foto: Reprodução

Poucas vezes durante o nosso cotidiano nos damos conta da importância da alimentação em nossa vida. Mas saiba que a alimentação é muito além do que aquilo que comemos ou de mantermos uma dieta balanceada. Ela é tão fundamental que existe um órgão internacional, ligado às Nações Unidas, especialmente dedicado aos problemas de nutrição da população mundial, que se chama Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). Por isso, no dia 31 de Agosto comemora-se o Dia do Nutricionista no Brasil, pois nessa data foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro. 

O Dr. Leone Gonçalves, nutricionista especialista em nutrição clínica e esportiva, reforça a importância do profissional desta área, que está muito além da figura do profissional que atua passando dietas: "o papel do nutricionista adquire fundamental importância e vai muito além de simplesmente prescrever dietas para emagrecer, como muitas pessoas erroneamente acreditam. um profissional da nutrição é responsável por tornar o seu organismo mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar e nortear a sua alimentação, e com isso prevenindo doenças e ajudando a obter o melhor funcionamento do seu organismo, consumindo todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento". 

None
Dia do Nutricionista é comemorado 31 de Agosto Foto: Reprodução

Com base nisto, o Dr. Leone aponta cinco motivos porque você deve procurar um nutricionista, mesmo que não esteja pensando em fazer uma dieta para emagrecer e esteja com a saúde em dia. Confira:

5 motivos para buscar ajuda de um nutricionista

1  Melhora na qualidade do sono: Quando nos alimentamos de forma correta, com os nutrientes necessários, o nosso organismo passa a funcionar adequadamente, já que as funções do nosso corpo estão todas equilibradas. Estudos mostram que isto reduz a necessidade de se recorrer a medicamentos calmantes e supressores do sistema nervoso central, além da melhora considerável na qualidade do sono através da alimentação. 

2 Infância saudável: levar os pequenos ao nutricionista ajuda a desde cedo melhorar a qualidade de vida deles, para que cresçam saudáveis e bem nutridos. Os bons hábitos alimentares começam na infância e estes devem partir dos pais, que são os principais influenciadores.

3 Melhora a disposição e bem-estar: Manter uma alimentação adequada e equilibrada é a melhor maneira de melhorar a sua energia, ganhar mais disposição e afastar o estresse e a fadiga. Além disso, a falta de energia pode estar inteiramente ligada com a ausência de alguma substância no nosso corpo. 

4 Ajuda a chegar ao peso ideal: O nutricionista irá orientar a sua alimentação e organizar o seu dia a dia alimentar para que você atinja o peso ideal. O mesmo funciona para quem não consegue engordar, uma reeducação alimentar é o ponto inicial.

5 Previne Doenças: Seja diabetes, colesterol alto ou até mesmo dificuldades de concentração e memorização, quando passamos a ter uma ingestão de nutrientes adequada para o nosso organismo, podemos prevenir muitas doenças. Doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, obesidade e gastrite são também alguns exemplos que males que podem ser prevenidos com o auxílio de um nutricionista.

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS