O estresse pode afetar a saúde bucal? Especialista responde

15/06/2019 10:42
None
Especialista aponta relação do estresse emocional com a saúde bucal Foto: Pixabay

Viver nos dias de hoje totalmente longe do estresse é algo difícil para a maioria, que vive em grandes centros urbanos, e encontra o ambiente cheio de fatores desgastantes como o trânsito, poluição, violência, correria, prazos e tantos outros. No entanto, não apenas o nosso estilo de vida, o psicológico e o emocional podem ser afetados, mas também todo o corpo e até mesmo a saúde bucal.

Dr. Robson André é um dos principais especialistas em odontologia e explica como o estresse pode afetar a saúde bucal: "desequilíbrios psicológicos podem afetar a cavidade bucal, como também outras partes do corpo humano. Se uma pessoa passa por estresse constante, o corpo dela estará liberando determinados hormônios responsáveis pela regulação do sistema imunológico que podem afetar o funcionamento desse sistema, tornando o organismo mais sensível às chamadas doenças infecciosas, além do significativo aumento da percepção da dor e sofrimento. Quando esses efeitos se juntam com uma má higiene bucal o paciente fica mais suscetível a desenvolver diversos quadros de patologias orais".

None
Dr. Robson André Foto: Reprodução

O especialista associa diretamente diversos distúrbios de saúde bucal a questão do estresse: "na rotina clínica facilmente associamos quadros de dor a eventos traumáticos e/ou de alto estresse. Qualquer que seja o motivo, se ele está ligado à saúde emocional de uma pessoa, com certeza o desequilíbrio desta saúde pode afetar a saúde bucal. Doenças periodontais, disfunção temporo-mandibular (podendo desencadear enxaquecas, cefaléia e desgastes dentais), halitose, aftas, cáries e vários outros incômodos podem estar diretamente ligados à distúrbios psicológicos".

None
Foto: Reprodução

Com o foco da medicina preventiva, o Dr. Robson André dá dicas de como prevenir que o estresse impacte a saúde bucal: "é importante focar em ter boas noites de sono, dedicar-se a uma alimentação saudável e prática de atividade física, se permitir ter momentos de prazer e sabedoria (seja com a família, amigos, um terapeuta, um hobby), sem se esquecer de uma adequada higiene oral e consultas frequentes ao dentista. Não negligencie a saúde de qualquer parte do corpo, seja a saúde bucal, a mental e a corporal. Quanto mais você conseguir cuidar de si mesmo em todos estes aspectos, mais irá sorrir pra vida".

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS