Tire todas as suas dúvidas sobre sobre lentes de porcelana dental

08/05/2019 15:04
None
Foto: Pixabay

As lentes de porcelana caíram nas graças dos artistas e celebridades que desejam estar sempre com um sorriso perfeito diante das câmeras, impecavelmente brancos e alinhados. Com isso, muitas pessoas fora desse contexto, influenciadas pela moda, começaram a procurar os consultórios em busca do sorriso das estrelas.

O Dr. Gustavo Issas é especialista em estética dental e revela que, embora a adesão maciça ao tratamento traga ao paciente um sorriso perfeito em pouquíssimo tempo, é preciso considerar alguns pontos antes de embarcar de vez neste tratamento: "Um dos maiores cirurgiões plásticos do seu tempo, Dr Ivo Pitanguy dizia que a moda passa, as cicatrizes ficam. Isto significa que em procedimentos irreversíveis não devemos seguir a moda, mas sim a indicação correta para cada indivíduo. Hoje, com a moda desenfreada das lentes de contato se faz necessário uma orientação sobre as indicações, contra-indicações, benefícios e prejuízos".

None
Lentes dentais Foto: Reprodução

Com isso, o Dr. Gustavo avalia as principais indicações, pontos positivos e negativos das lentes dentais: "a principal indicação das lentes sem dúvida é a estética. Os resultados são incríveis, devolvendo a autoestima e um sorriso espontâneo e natural. Porém o paciente deve ser muito bem orientado que apesar de ser um procedimento minimamente invasivo ele também é irreversível, ou seja, quando se desgasta um pouco o esmalte e usa-se um adesivo para instalar as lentes não é mais possível voltar ao estado anterior".

Mas quais seriam as grandes vantagens e desvantagens das lentes dentais? O especialista explica:"a desvantagem da técnica, como em tudo que se faz em saúde, é a previsibilidade da durabilidade desse tratamento. Já a grande vantagem é que para fazer as lentes de contato deve ser feito um estudo detalhado de toda a face do paciente. É preciso levar em conta o tipo e formato do rosto, cor de pele e até hábitos pessoais. Deve ser feito também uma sequência de fotos profissionais para essa avaliação com ajuda de tecnologia e softwares específicos para fazer uma simulação de como ficarão os dentes. Aqui no consultório, depois de feito esse estudo, imprimimos um modelo dos novos dentes e fazemos um teste provisório no paciente. Nesse momento novas fotos e vídeos são realizados e mostramos ao paciente se ele está de acordo com o novo desenho dos dentes. Caso ele aprove, aí sim serão confeccionados os dentes em porcelana. É preciso todo um cuidado para alcançar resultados otimizados".

Como o desgaste feito no esmalte do dente é permanente, a técnica pode não ser indicada a todas as pessoas. Na opinião do especialista, existem outros procedimentos que podem ser adotados para quem busca melhora na estética dental sem que seja preciso danificar permanentemente o esmalte natural dos dentes: "essa tecnologia é indicada quando não houver outra técnica mais conservadora para uma significativa mudança na aparência dos dentes. Ou seja, para pequenas mudanças podemos usar a resina com excelentes resultados e de forma menos agressiva ao esmalte".
Ainda que o paciente opte por colocar as lentes de porcelana, mesmo sabendo do que se trata o processo e concordando com o procedimento, O Dr. Gustavo Issas aponta que existem contra-indicações. Pacientes com certos problemas de saúde bucal não devem colocar as lentes: "como contra-indicação são as mordidas desequilibradas, muito desalinhadas, pacientes com alto índice de cáries, grandes restaurações, falta de controle da higiene, pacientes que "somem" por anos do dentista e principalmente os pacientes que têm bruxismo ou apertamento descontrolado. É aconselhável que todo paciente que decide fazer as lentes use como protetor uma placa de mordida de uso noturno e em alguns casos aplicação de toxina botulínica para diminuir a ação dos músculos responsáveis pelo apertamento".

Por fim, o Dr. Gustavo recomenda que antes de se render à moda das lentes de porcelana, que se opte pelo profissional com maior qualificação: "o paciente deve avaliar bastante antes e procurar um profissional qualificado e recomendado que domine muito bem as técnicas, que esteja em constante aperfeiçoamento e que seja ético acima de tudo. Além disso deve obrigatoriamente fazer todos os controles e manutenções indicado pelo seu dentista para obter os resultados esperados".

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS