Especialista aponta cuidados necessários para alcançar melhores resultados com facetas e lentes dentais

08/05/2019 14:48
None
Dr. Robson André é especialista em lentes e facetas dentais Foto: Reprodução

A crescente busca pela beleza vem sendo acompanhada de perto pela odontologia. Materiais restauradores altamente estéticos, de alta resistência e que exigem o mínimo de desgaste dentário tem atraído pacientes jovens e adultos em busca do sorriso perfeito, porém nem sempre o resultado alcançado após o tratamento é aquele tão sonhado, podendo ocasionar um sorriso exageradamente branco, desproporcional e artificial.

None
Na busca pelo sorriso perfeito, o resultado estético pode se tornar muito artificial pecando pelo excesso Foto: Reprodução / Instagram

Dr. Robson André, especialista em lentes e facetas dentais, explica que apesar dos benefícios proporcionado pelos mais recentes tratamentos, o profissional pode acabar por pecar pelo excesso se não levar em consideração as características de cada pessoa ao iniciar o tratamento: "todos conhecemos algumas personalidades que, após seu tratamento dentário, viraram memes na internet devido à conclusão insatisfatória. Dentes muito opacos e brancos ou com formas não proporcionais à face do paciente fogem do padrão de beleza e acabam trazendo um resultado oposto ao almejado". 

None
Lentes dentais Foto: Reprodução

Para o especialista é preciso ter muita cautela para que o sonho do sorriso perfeito não se transforme no pesadelo de obter um resultado totalmente indesejado e artificial, mas como prevenir esses transtornos? "O primeiro passo é confirmar se o profissional escolhido é formado especialista na área, através de curso certificado e reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia. Cursos de especialização odontológica demoram anos para serem finalizados e são a forma mais segura de capacitação profissional. Além disso, casos documentados com transformações próximas às suas expectativas são sinais de uma vasta experiência clínica e um fator positivo para não cair em ciladas". 

None
Lentes com aspecto e resultado mais natural Foto: Reprodução

O Dr. Robson também aponta que as recentes técnicas proporcionam uma maior previsibilidade do ganho estético final: "seja através do chamado test drive do sorriso com material restaurador provisório ou com o uso da tecnologia e estudos digitais, o tratamento pode ser provado e aprovado antes mesmo de iniciar os preparos dentais. Seja como for, a odontologia moderna é capaz de alcançar ganhos estéticos incríveis, com segurança e previsibilidade, o que está mudando para melhor a vida de muitas pessoas. Mas, a escolha do profissional é fundamental para isso".

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS