Dentista fala dos problemas associados à moda das lentes e facetas dentais

03/05/2019 10:49
None
Foto: Reprodução

Dentes brancos que não amarelam com o tempo, perfeitamente alinhados e com o formato ideal para compor o sorriso dos sonhos é o ideal de muitas pessoas. Essa é a promessa dos modernos tratamentos odontológicos da moda como as lentes de contato e facetas dentárias, que oferecem resultados super rápidos, mudando de forma permanente a estética do paciente. Mas seria esta a melhor solução para todos os casos?

Para o Dr. Robson Andre, especialista em tratamentos de ortodontia e estética, existem prós e contras a serem considerados antes de simplesmente decidir por aderir ao tratamento da moda: "o custo financeiro desses tratamentos são altos, mas o custo biológico pode ser maior ainda caso o profissional não respeite os limites fisiológicos de cada paciente. Com o passar dos anos a odontologia evoluiu consideravelmente, novos materiais restauradores possibilitaram ao profissional realizar técnicas menos invasivas, com menor desgaste da estrutura dental e prognóstico mais seguro e duradouro, porém a crescente busca pela estética nos consultórios odontológicos abriu brechas para tratamentos mais invasivos, com mais desgastes das estruturas sadias em prol de uma reabilitação quase que instantânea".

None
Dr. Robson Andre Foto: Reprodução

Para o especialista, os riscos dessa abordagem não são esclarecidos de forma convincente ao paciente e as consequências negativas já começam a aparecer nos consultórios especializados: "O resultado de planejamentos equivocados já está aparecendo nos consultórios através de pacientes que buscam soluções para corrigir intercorrências de tratamentos realizados sem a correta indicação. A odontologia mundial tem avançado no campo científico a ponto de poder reabilitar os mais complexos dos casos com maestria, devolvendo função e estética ao paciente de forma segura, mas nenhuma especialidade da área deve ser negligenciada em prol do resultado acelerado, com sérios riscos de resultar em perdas dentárias e complicações mais sérias à saúde do paciente".

None
Foto: Reprodução

Segundo o Dr. Robson Andre, cada caso deve ser avaliado de forma individual, sem que seja aplicada uma fórmula geral a todos os pacientes: "Não adianta render-se a uma moda, uma tendência, sem uma avaliação profunda das reais necessidades do paciente, que vão muito além da estética e do sorriso branco e sempre perfeito. Quem realmente necessita de um tratamento ortodôntico, por exemplo, não deve ser submetido ao tratamento reabilitador protético sem antes ter reestabelecido sua correta função mastigatória, pois a reabilitação com lentes e facetas não substitui o tratamento ortodôntico. Sem duvidas o tratamento multidisciplinar, envolvendo o que há de melhor em cada especialidade, com um diagnóstico e planejamento corretos é o melhor caminho para que cada paciente tenha sua estética e função restabelecidas de forma segura e alcance resultados finais mais satisfatórios e duradouros", conclui.

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS