Não cuidar dos dentes pode levar a doenças que podem ser fatais. Confira a opinião de três especialistas

10/04/2019 15:15
None
Não cuidar dos dentes pode levar à evolução de quadros perigosos de doenças Foto: Pixabay

É bastante comum ouvir que a saúde bucal é vital para a saúde geral. No entanto, boa parte da população vive com problemas periodontais ou gengivais, que muitas vezes não são diagnosticados e podem ocasionar problemas graves de saúde que levam até mesmo a óbito.

Há evidências apontadas por diversos estudos da correlação entre a saúde bucal e problemas do coração, AVC, arteriosclerose, inflamações, etc. Logo, a saúde bucal fornece sinais de advertência aos médicos para uma gama de problemas e doenças. A saúde bucal e diversas outras doenças estão conectadas pela disseminação de bactérias e outros germes a partir de sua boca para outras partes do seu corpo através da corrente sanguínea.

Os especialistas em odontologia Dr. Márcio PassosDr. Eduardo Nakanishi e Dr. Gustavo Issas da Personal Odontologia apontam alguns dos principais perigos aos quais ficamos expostos quando negligenciamos o cuidado adequado aos dentes:

Dr. Márcio Passos: "Problemas gengivais provocam diversas outras doenças que são sentidas pelo corpo. As doenças do coração podem ser influenciadas por problemas periodontais, como a gengivite. Um estudo da Unicamp, identificou que 60% dos indivíduos com cardiopatia apresentava bactérias bucais nas artérias coronárias. Essa situação acontece devido ao ferimento na gengiva, que faz com que as bactérias entrem pela corrente sanguínea. Nesses casos, há o risco de o coração parar de bater e de o indivíduo sofrer um infarto".

None
Dr. Eduardo Nakanishi Foto: Reprodução
Dr. Gustavo Issas: "Em mulheres grávidas, problemas bucais podem ocasionar até o nascimento prematuro de bebês. Os estudos apontam que a enfermidades na gengiva aumentam os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. Quando há um quadro de piora durante a gestação, a probabilidade do bebê nascer prematuro aumenta consideravelmente, o que é muito arriscado".
None
Dr. Gustavo Issas Foto: Reprodução

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS