Suplementos alimentares fazem mal à saúde? Especialista responde

10/04/2019 14:30
None
Mitos e verdades sobre os suplementos alimentares Foto: Pixabay
Os suplementos alimentares são produtos usados tanto por atletas quanto por amadores para melhorar o desempenho atlético e alcançar metas nutricionais, ,mas também são alvo de algumas dúvidas e especulações, seja sobre sua eficácia ou até mesmo se de fato trazem algum benefício para a saúde. 
 
Especialista no assunto, Daniel Cohen é CEO da Mundo Maromba Suplementos e há 15 anos pratica musculação e faz uso de suplementos alimentares. Afim de desmitificar e esclarecer sobre mitos e verdades relacionados ao consumo de suplementos alimentares. 
None
O empresário Daniel Cohen Foto: Reprodução / Instagram
 
Whey Protein engorda?
Quando iniciei no mundo da suplementação, por diversas vezes me deparei com pessoas que me perguntavam: o que é Whey Protein? Consumir este produto engorda?  Na verdade, assim como qualquer alimento, se ingerido em excesso, pode sim engordar. Mas se forem consumidas as quantidades adequadas às necessidades nutricionais de cada um, pode ser de grande ajuda para proporcionar ganhos de massa muscular surpreendentes e trazer resultados satisfatórios quando aliados à prática de atividades físicas regulares. Não engorda, e promove na verdade um complemento à alimentação. É a forma mais fácil e prática de obter proteínas de alto valor biológico para alcançar os objetivos e metas nutricionais estipulados para ganho de massa muscular. 
 
Suplementos alimentares são indicados apenas para atletas?
Certamente não. Os suplementos não são de uso exclusivo de atletas, mas podem ser acrescentados à dieta de praticamente qualquer pessoa. Na verdade, atletas consomem com mais frequência e disciplina suplementos já que estão em constante atividade e precisam atingir metas nutricionais para manterem sua alta performance e rendimento nos treinos. Porém, praticantes amadores de esportes e até mesmo pessoas que não praticam atividades físicas, dependendo de indicação médica, podem tomar suplementos alimentares, porque estes têm a função de corrigir deficiências nutricionais e são indicados até para prevenção de algumas doenças.
 
Suplementos alimentares substituem a alimentação?
Não. O nome já indica que é algo complementar a alimentação. Nenhum médico ou nutricionista sério vai dizer a você que pare de se alimentar e viva de suplementos. Isso não existe. Essa é uma pergunta recorrente de pessoas que visitam a Mundo Maromba e também nos consultórios e academias. 
O objetivo do suplemento é suprir algo que falta na alimentação, complementá-la, mas não substituí-la. Para alcançar seus objetivos, é extremamente importante ter boa alimentação, praticar atividades físicas e descansar. Os suplementos vão te auxiliar a alcançar a sua meta.
None
Suplementos alimentares podem substituir refeições? Foto: Reprodução
 
Tomando suplementos vou alcançar o corpo perfeito em pouco tempo?
Musculação e atividade física são uma maratona para a vida toda, não uma corrida de 100 metros rasos. Ninguém vai conseguir o corpo desejado do dia para a noite. Repito, ninguém.
 
Por fim, Daniel Cohen faz uma análise sobre como a questão da suplementação é percebida por quem está de fora do mercado: "existem mais mitos do que verdades com relação aos suplementos alimentares, mas também existem verdades que sempre são questionadas e se a pessoa que está vendendo ou oferecendo o suplemento não souber do que se trata, que pode mais prejudicar do que ajudar o cliente. Uma dica que dou é antes de iniciar o consumo de suplementação, arranjar um tempinho para passar no médico, fazer uma avaliação nutricional e realizar alguns exames laboratoriais. Estando tudo certo, o paciente será orientado a ingerir a suplementação que mais se adeque aos objetivos".
 
 

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS