Neuropsicóloga aponta 10 boas ações que fazem bem à saúde mental

10/04/2019 10:19
None
Boas ações fazem bem para a saúde mental Foto: Pixabay / Reprodução

Às vezes pequenos gestos e atitudes podem fazer toda diferença na vida das pessoas e na nossa. Um simples gentileza, um bom dia, ou um agrado, podem mudar o rumo das coisas de maneiras que não imaginamos. E isso não é apenas uma questão de educação ou de conví­vio, mas a ciência agora aponta nessa mesma direção.

A neuropsicóloga Cristiane Costa Cruz é uma das principais estudiosas do paí­s no assunto e listou 10 boas ações que além de serem vistas como algo que faz bem para o outro, pode fazer bem para si próprio. Confira:

 

1 Conversar com um bom amigo

Com o crescente uso dos meios virtuais, tendemos cada vez mais a nos comunicar por escrito, em mensagens breves. Conversar com aquele amigo com quem temos intimidade, tanto para contar segredos como para dar boas risadas, pode tornar o dia mais feliz.


2 Cheirar flores

Os cheiros nos conectam diretamente a emoções. Ir a um jardim, uma floricultura ou mesmo a um grande supermercado e sentir esses perfumes variados pode inspirar emoções positivas.


3 Visitar um idoso

Na correria do dia-a-dia, muitas vezes não achamos tempo para visitar aquele parente ou amigo que já foi muito presente em nossa vida, mas não tem mais aquele pique para nos acompanhar. Dar uma passadinha na casa dessa pessoa para conversar um pouco, tomar um café ou mesmo para dar um abraço certamente trará uma sensação muito boa para ambos.

4 Brincar com crianças

Para uma criança, tudo é novidade. Conforme vamos crescendo, a repetição faz com que muitas coisas percam a graça. Quando brincamos com uma criança, podemos resgatar essa sensação e reaprender a nos divertir com pequenas coisas.


5 Acariciar um animal

Animais domésticos geralmente gostam de ser acariciados pelas pessoas em quem confiam. Além do toque agradável, a sensação de cuidar de um ser vivo e perceber a reação positiva a esse toque pode ser um momento especial do dia.

6 Arrumar algo em casa ou doar roupas usadas

Muitas vezes compramos mais coisas de precisamos ou conseguimos usar e tendemos a acumular esses excessos. Fazer uma revisão de tempos em tempos e doar o que não se usa mais trará uma sensação de alívio e ainda pode ajudar outras pessoas.

 

7 Rever um filme do passado

Sabe aquele filme que marcou sua infância ou adolescência? Revê-lo, só ou em boa companhia, pode trazer de volta muitas emoções boas de outra fase da vida e também pode trazer uma percepção das mudanças que ocorreram em sua percepção de mundo.


8 Fazer uma declaração de amor

Mandar uma mensagem para alguém dizendo porque essa pessoa é importante em sua vida pode alegrar o dia de ambos.


9 Testar uma receita nova

Quem cozinha todos os dias tende a repetir sempre as mesmas receitas. Buscar ingredientes não usuais e preparar algo fora do habitual despertará sensações novas e trará muita alegria.

 

10 Fazer turismo na própria cidade

Sabe aqueles lugares na sua cidade que todo mundo que vem de fora quer conhecer, mas você nunca foi? Aproveite um dia de folga para passear em sua própria cidade como se fosse um turista. Conhecer um lugar novo pode ser muito divertido e surpreendente, mesmo não sendo longe.

MAIS SOBRE SAUDE/MF-PRESS