Reais perspectivas da vacina contra o coronavírus

Pesquisa com 28 especialistas em vacinologia revela que previsão mais otimista é de ter substância a partir de junho do ano que vem

CLAUDIO CRUZ / AFP
(foto: CLAUDIO CRUZ / AFP)

Os especialistas que trabalham na área de desenvolvimento de vacinas tendem a acreditar que não é provável que uma vacina eficaz contra o novo coronavirus (SARS COVID-19) esteja disponível para o público em geral antes do outono de 2021 no hemisfério norte, ou seja, não antes de meados de março.

Em um artigo publicado esta semana no Journal of General Internal Medicine, foram apresentados os resultados de uma pesquisa recente com 28 especialistas que trabalham em vacinologia.

A pesquisa foi realizada no final de junho de 2020. A maior parte dos entrevistados era de acadêmicos canadenses ou americanos, com uma média de 25 anos de experiência trabalhando na área.

Os especialistas que participaram da pesquisa ofereceram previsões sobre o desenvolvimento de vacinas que, em geral, são menos otimistas do que o cronograma do início de 2021 divulgado por funcionários públicos dos EUA. Em sua grande maioria, eles parecem acreditar que uma vacina disponível publicamente no próximo verão nos Estados Unidos e Europa é o melhor cenário, com a possibilidade de que possa demorar até 2022.

Muitos especialistas também acreditam que pode haver alguns falsos começos antes que uma vacina eficaz esteja disponível. Os especialistas entrevistados acreditam que há chance de 1 em 3 de que a vacina receba um rótulo de advertência de segurança após a aprovação, e chance de 4 em 10 de que o primeiro grande estudo de campo não retrate fielmente a eficácia da vacina.

Os especialistas foram solicitados a fazer previsões cronológicas para três marcos no desenvolvimento de vacinas. Mais especificamente, os especialistas foram solicitados a fazer as melhores, mais rápidas e mais tardias estimativas para quando cada um dos seguintes marcos ocorreria:

1. Quando uma vacina estará disponível para o público em geral nos EUA e / ou Canadá?
Respostas:
A melhor estimativa = setembro / outubro de 2021 (média)
O mais cedo = junho de 2021 (média)
A mais tardia = julho de 2022 (média)

2. Quando um estudo de campo com pelo menos 5.000 participantes relatará os resultados?
Respostas:
A melhor estimativa = março de 2021 (média)
O mais cedo = dezembro de 2020 (média)
A mais tardia = julho de 2021 (média)

3. Quando uma vacina estará disponível para aqueles com maior risco do vírus nos EUA e / ou Canadá?
Respostas:
A melhor estimativa = março / abril de 2021 (média)
O mais cedo = fevereiro de 2021 (média)
A mais tardia = dezembro de 2021 (média)

Os pesquisadores acreditam que esse tipo de abordagem, em que as pessoas são solicitadas a sugerir uma gama de respostas, fornece um quadro mais completo do conjunto de crenças dos especialistas em comparação a citações de indivíduos na mídia.

O estudo também mostrou que cerca de 1/3 dos entrevistados acredita que o desenvolvimento da vacina provavelmente enfrentará os seguintes contratempos:

1. a primeira vacina amplamente liberada nos EUA e / ou Canadá receberá um destaque de aviso sobre reações adversas graves ou risco de vida;
2. o primeiro grande ensaio de campo nos EUA e / ou Canadá relatará um resultado nulo ou negativo em termos de eficácia.

Esse estudo mostrou também que os especialistas concordam amplamente entre sí sobre o cronograma para uma vacina contra SARS-CoV-2.

Embora muitas dessas previsões não coincidam com algumas projeções excessivamente otimistas dos governos, na verdade reflete a esperança de que os pesquisadores estejam de fato trabalhando em um ritmo mais rápido de desenvolvimento em comparação com outras vacinas anteriores tradicionais já disponíveis ao público.
 
Tem dúvidas ou sugestões? Mande email para silviomusman@yahoo.com.br

Dr.Silvio Musman
Médico especialista em pneumologia, medicina do exercício e do sono.