Fique ligado nos cuidados com a pele neste Carnaval; siga as dicas

Folião 'preso' na multidão dos blocos e sem protetor solar pode ser vítima de queimaduras; desfilar descalço ou com sapatilha fina também é risco

Pexels
Chapéu de aba larga, filtro solar no rosto e no corpo, cuidados com o sol (foto: Pexels)

O carnaval está chegando e muita gente já começou os preparativos para a folia.

Para que esse seja um momento de apenas boas lembranças, é preciso ter um pouco de organização. Os cuidados passam desde a lista de compras até o planejamento das fantasias. Existem pessoas mais organizadas e que, provavelmente, já estão com tudo pronto. Para a maioria, entretanto, é necessário um empurrãozinho, e o texto dessa semana é para vocês.

Para quem curte fantasias, sempre é possível incrementar o look com perucas, chapéus, capas e gorros com a intenção de proteger do sol a cabeça e o couro cabeludo

Quem frequenta bloquinhos já passou pela situação de ficar ilhado no meio da multidão e, muitas vezes, sob o sol forte, sem ter pra onde correr. Pensar nessa possibilidade com antecedência é uma atitude que poderá salvar a sua pele de queimaduras e futuras dores de cabeça.

Nesse momento um chapéu de aba larga pode ser seu melhor amigo. Para carregar o protetor para a folia é bacana levar uma pequena bolsa ou até mesmo uma pochete, que voltou com tudo à moda. Dentro da bolsa, pode ser colocado um protetor solar pequeno e uma água termal para se refrescar.

                  Leia também: Verão, época de cuidados redobrados com a pele

É fundamental escolher protetores solares com FPS maior que 30, que sejam resistentes à água. Passar um protetor no rosto e pescoço e outro no corpo. Por serem mais resistentes à água e sudorese, os protetores em bastão são ideais para a face. Existem produtos que tem duração de até 4h sob o sol.

Usar protetores com cor na face é sempre mais recomendado e aplicar um pó compacto com FPS é muito interessante para fixar o protetor e impedir que ele escorra. Para o corpo as melhores opções são em aerosol ou spray, e para o carnaval existem até mesmo produtos com glitter!

Por falar em glitter, antes de passar no rosto, é importante também testar as maquiagens e tintas com 48h de antecedência nos antebraços. Existem muitas maquiagens que provocam cravos e espinhas, e as tintas e corantes podem causar dermatite alérgica de contato. Atenção para não andar descalço e evitar sapatilhas muito finas para não machucar os pés em latinhas ou vidros quebrados.

Ah, lembra daquela bolsinha ou pochete? Pode colocar um band-aid também.

É possível aproveitar muito o carnaval e manter a pele a salvo. Boa sorte, foliões! 

 

Se você tem dúvidas e sugestões, mande paranadiabavoso@hotmail.com