Varizes em membros inferiores: algumas perguntas frequentes

Como em quase todas as doenças, diversos fatores interagem para formar veias doentes. Ou seja, as varizes têm múltiplas causas

Divulgação
(foto: Divulgação)

As varizes são as veias dilatadas presentes nos membros inferiores logo abaixo da pele, podendo ser de calibre reduzido (vasinhos ou teleangiectasias) ou aquelas veias de maior calibre. São consequência da disfunção ou mal funcionamento das veias dos membros inferiores devido a fatores da própria pessoa ou por fatores adquiridos. Como em quase todas as doenças, diversos fatores interagem para formar essas veias doentes, ou seja, as varizes têm múltiplas causas.

Um dos principais fatores envolvidos é a hereditariedade. Algumas pessoas possuem uma predisposição familiar para apresentar fraqueza na parede das veias, levando então ao aparecimento de varizes. Aqueles que possuem uma história familiar positiva para o surgimento das varizes irão apresentar um maior risco para o desenvolvimento da doença.

Algumas profissões nas quais o tempo de permanência em pé é prolongado, como professores, balconistas e cabeleireiros, também têm uma maior chance de desenvolvimento de varizes, pois a drenagem do sangue das pernas fica dificultado devido à força da gravidade trabalhando em direção contrária.

Ficar sentado também na mesma posição com as pernas para baixo também favorece o surgimento das varizes. Recomenda-se para essas pessoas movimentos com os pés e com as pernas que levem à contração da panturrilha (batata da perna), a fim de que o sangue seja bombeado de volta ao coração e dificultando o surgimento dessas veias dilatadas.

Subir escadas favorece o surgimento de varizes? Não. Na verdade, subir escadas ajuda a manter a boa circulação nos membros inferiores. De uma forma geral, toda movimentação das pernas leva à contração da bomba muscular da panturrilha, diminuindo a chance de se ter varizes.

Menopausa aumenta a quantidade de varizes? Também não. Apesar de as varizes serem mais prevalentes com o aumento da idade, na menopausa há uma diminuição na carga hormonal e isso teoricamente diminui a chance de varizes. Já nas pacientes com reposição hormonal, pode haver uma tendência, sim, ao surgimento das varizes.

Outros fatores associados ao surgimento de varizes também devem ser salientados, como a obesidade e o sedentarismo. Aqui também se deve ressaltar que os hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada, o combate ao sobrepeso e a prática de atividades físicas regulares são importantes maneiras de se prevenir o surgimento das varizes.

Tratamentos a laser são eficazes para remover as varizes? Com certeza. Um dos métodos mais eficazes são as aplicações a laser. Existem também outras formas de aplicação de medicamentos e também as cirurgias, todas também eficazes. A escolha deve ser individualizada para cada paciente, sendo que o médico angiologista é o profissional indicado para realizar esse tratamento.

O uso de anticoncepcionais orais também está associado ao surgimento de varizes? Não há uma regra bem definida. Algumas pessoas que usam os anticoncepcionais terão muitas varizes causadas por isso, outras usam por longos períodos e apresentarão somente pequenos vasinhos. Depende muito da associação com o fator familiar ou hereditário.
Erro ao renderizar o portlet: 0000 - Main - Vitrine

Erro: