Saúde Plena

Tratamento de vasinhos e microvarizes com laser: como funciona?

- Foto: PxHere

Nos últimos anos, a medicina vem apresentando progressos constantes. O desenvolvimento e a utilização dos aparelhos de laser em diversas áreas são hoje uma realidade.


Os aparelhos de laser para uso na Angiologia são hoje muito modernos e eficientes. O Laser ND-YAG 1064nm é específico para tratamento dos vasinhos e microvarizes nas pernas e também no rosto (naqueles pequenos vasinhos no nariz).

As principais vantagens do uso do laser são a maior rapidez no tratamento, demandando menor de sessões, e também a diminuição da dor. Pacientes que têm medo ou pavor das picadas de agulha das aplicações tradicionais (fobia de agulha) podem ser mais adequadamente tratados.

Como funciona o laser?

O laser é uma luz vermelha disparada por uma máquina através de uma ponteira. As sessões são realizadas por determinado número de disparos ou tiros. O sangue presente no interior dos vasos absorve de forma seletiva a luz do laser, que acaba então queimando as microvarizes ou vasinhos.




Utiliza-se também um aparelho resfriador de pele durante os disparos do laser, que tem como objetivos anestesiar a pele pela ação do frio e proteger a sua integridade. A analogia do uso do gelo quando se tem algum traumatismo é muito interessante, pois o frio  diminui a condução ao nível das terminações nervosas, anestesiando o local e diminuindo a resposta inflamatória.

O tratamento dos vasinhos e micro varizes com laser dispensa o afastamento do trabalho. O paciente pode realizar o tratamento e manter suas atividades habituais. Deve ficar somente por um período de 15 dias sem exposição ao sol.

As sessões são mensais e geralmente com duas ou três sessões o tratamento está completo. A tecnologia, quando bem aplicada na medicina, possibilita muitos benefícios aos pacientes, levando então a melhoria na qualidade de vida.