Escore de cálcio coronário e estratificação de risco de morte cardíaca

A morte súbita cardíaca é uma manifestação comum da doença arterial coronária, sem predição de risco cardíaco estabelecido

PublicDomainPictures/Pixabay
(foto: PublicDomainPictures/Pixabay)

Morte súbita cardíaca é uma manifestação comum da doença arterial coronária, sem predição de risco cardíaco estabelecido, e muitas das vezes é a primeira manifestação da doença coronariana.

O escore de cálcio coronário é um excelente marcador da carga aterosclerótica nas artérias coronárias, exame esse sendo facilmente realizado por meio de uma tomografia computadorizada. Essa propedêutica melhora muito a predição de risco cardiovascular.

Alguns autores estudaram 66.636 pacientes em prevenção primária (pacientes que não tinham doença aterosclerótica manifesta), com média de idade de 54 anos, sendo 33% de mulheres, participantes do estudo, escore de cálcio coronário consortium. Os autores avaliaram a associação entre morte súbita cardíaca e a presença de escore de cálcio coronário.

Do total dos participantes, 55% apresentavam escore de cálcio coronário maior que zero. Importante lembrar que quanto mais próximo de zero o escore de cálcio, menor é o risco cardiovascular. Durante o seguimento médio de 10,6 anos, foram identificadas 211 mortes súbitas cardíacas, sendo 91% dessas mortes ocorrendo entre aqueles com escore de cálcio coronário maior que zero.

Foi interessante observar que, em comparação àqueles que tinham escore de cálcio de zero, houve um significativo incremento progressivo no risco de morte súbita cardíaca, nos pacientes com escore de cálcio entre 100 e 399, entre 400 e 999 e para escore coronário de cálcio acima de 1000, ou seja, quanto maior o escore de cálcio maior o risco de morte.

Importante relatar que os pacientes com escore de cálcio coronário próximo de zero tinham um valor preditivo negativo, ou seja, tinham realmente poucas chances de apresentar por morte súbita cardíaca.

Os autores concluíram que maior escore de cálcio coronário associou-se fortemente com a incidência de morte súbita cardíaca, muito para além dos fatores de risco tradicionais, especialmente em indivíduos de prevenção primária, sob risco baixo ou intermediário. A estratificação do risco de morte súbita cardíaca, através do escore de cálcio coronário, pode ser útil nos estágios iniciais da doença arterial coronária.

Referência: Razavi AZ et al. Coronary Artery Calcium for Risk Stratification of Sudden Cardiac Death: The Coronary Artery Calcium Consortium. J.Am.Coll Cardiol Img.2022; DOI 10.1016/j.jcmg.2022.02.011