26 de Abril: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Doença está presente em 69% dos pacientes com primeiro episódio de infarto, em 77% dos casos de derrame cerebral, e 75% dos casos de insuficiência cardíaca

Public domain pictures
(foto: Public domain pictures)

A data de 26 de Abril já ficou conhecida no calendário nacional como o dia de prevenção e combate à hipertensão arterial. As Sociedades, tanto Brasileira de Cardiologia quanto Mineira de Cardiologia, programam atividades de prevenção em praça pública, distribuindo folhetos, esclarecendo a população sobre o que é o distúrbio, como prevenir e tratar de forma correta, e a relação com as doenças cardiovasculares

Esse ano, lamentavelmente, em decorrência da COVID-19, não teremos esse evento, então deixarei aqui, como coordernador atual do Comitê de Hipertensão arterial da Sociedade Mineira de Cardiologia, algumas orientações sobre uma doença que acomete 35% da população brasileira.

A hipertensão arterial tem importância muito grande, pois está presente em 69% dos pacientes com primeiro episódio de infarto agudo do miocárdio, em 77% dos casos de derrame cerebral, em 75% dos casos com insuficiência cardíaca. É responsável por 45% das mortes cardíacas e 51% das mortes decorrentes de derrame cerebral. Sabidamente pacientes com níveis de pressão arterial maior ou igual a 140/90 mmHg são considerados hipertensos estágio I.

A hipertensão arterial tem uma relação muito próxima com excesso de sal, excesso de peso e obesidade, a ingestão de álcool e sedentarismo.

Ela mantém associação muito forte com eventos como morte súbita, derrame cerebral, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica e principalmente a doença renal crônica, com seus vários estágios, inclusive a hemodiálise.O diabetes mellitus e o colesterol elevado são fatores agravantes na evolução da hipertensão arterial. 

Como estratégias para implementação de medidas de prevenção da hipertensão arterial, são importantes as políticas públicas de saúde, o apoio das sociedades médicas e o apoio dos meios de comunicação. 

Sempre bom lembrar que o tratamento da hipertensão arterial passa por mudança do estilo de vida, como abolir o tabagismo, reduzir o peso nos que têm sobrepeso e obesidade, e atividade física é de maior importância, tanto na prevenção quanto no tratamento da hipertensão arterial. O excesso de sal também comprovadamente é um fator de elevação da pressão, assim como o uso excessivo de álcool.

Deixo aqui a lembrança de que o paciente hipertenso deverá fazer controles periódicos com seu cardiologista sempre usando medicação de maneira regular.
 
Se você tem dúvidas ou sugestão de temas para a coluna, envie: evandrocardiol@gmail.com