Frio de Matar

A respeito do risco de hipotermia, especialmente às pessoas em situação de rua, é uma realidade e devemos de maneira solidária encontrar alternativas urgentes

Reprodução/Pixabay
Protejam-se do frio e ajudem a proteger quem mais precisa (foto: Reprodução/Pixabay)
O tempo frio, como muitos dizem, deixam as pessoas mais elegantes. Saem do armário casacos, botas e adereços que nos tornam mais instagramáveis, não é mesmo? A respeito do risco de hipotermia, especialmente aos que estão em situação de rua, é uma realidade e devemos de maneira solidária encontrar alternativas urgentes.

Você sabia que o risco cardiovascular aumenta 7% a cada queda de 10ºC? É esperado que pessoas sofram mais infartos e derrame cerebral durante o período que está mais frio. Um alerta especial em temperaturas abaixo de 14ºC. De maneira geral, no inverno observamos um aumento de 30% no número de infartos e 20% nos de AVC.

"Dr. Erickson, mas o que isso quer dizer? Algo em relação a hipotermia?" Sim e não! O corpo dos mamíferos está em temperatura constante, de maneira dinâmica e, às custas de muitas reações químicas, as temperaturas corporais não alteram de acordo com o ambiente externo, porém não podemos achar que é de graça. Durante o período de baixas temperaturas, o corpo trabalha mais para manter essa tarefa térmica. Com a intensidade do frio, o corpo ativa diversas ferramentas como vasoconstrição, produção de catecolaminas, o coração desempenha sua atividade com mais força, aumento da pressão arterial e, de certa forma, o risco de desidratação aumenta visto que a ingestão hídrica é reduzida.

A ocorrência de choque térmico, a mudança abrupta de temperatura ao mudar de ambiente pode também ser fator causador de arritmias e até mesmo morte súbita. Outro fator importante que acompanha o frio é que o ambiente diminui a dispersão dos agentes tóxicos e poluição, construindo uma camada isolante que irá concentrar um pouco mais de agentes nocivos à saúde.

A famigerada atividade física fica para segundo plano, a alimentação mais calórica, gordurosa e quente. Poxa, mas tudo que é confortável, aconchegante faz mal? Longe disso. Assim como uma andorinha só não faz verão, um caldinho também não causa infarto, nós somos reflexos das nossas escolhas e hábitos não é mesmo?

Vamos repetir para ficar guardado:

%u25CF Doenças respiratórias nesse período podem ser porta de entrada para complicações de saúde. Tome as vacinas contra covid-19, pneumonia e gripe!

%u25CF Não fique relapso com seus controles de saúde, mantenha o uso dos medicamentos, um alerta especial para os diabéticos e hipertensos.

%u25CF Você nota piora da sua função, aumento da pressão ou dos valores da diabetes? Procure um médico para sua revisão de saúde anual.

%u25CF Se o ar estiver seco, utilize umidificadores ou pelo menos toalhas molhadas e bacias com água em casa. Não se esqueça da quantidade de líquido diária, para a maioria das pessoas em torno de 2 litros.

%u25CF Dor no peito, pressão muito alta, mudança na fala, perda de força ou sensibilidade podem ser sinais de eventos cardiovasculares, busque o serviço de saúde imediatamente.

Protejam-se do frio e ajudem a proteger quem mais precisa.