Para além dos exames de sangue

Muito mais importante do que pedir uma "bíblia" de exames nas supostas consultas de check-up, é ser preciso nas dúvidas e nem tanto nas certezas

Reprodução/Pixabay
Mais que resposta, o médico pode oferecer cumplicidade, acompanhamento (foto: Reprodução/Pixabay)
O médico às vezes precisa de suporte, de complemento para sua atuação e melhores cuidados para os seus pacientes. Você conhece a caixa de ferramentas dos médicos? Você, que fica muito preso aos resultados de exames de sangue, muitas vezes não conhece muitos dos outros exames que podem ser fundamentais para a progressão dos cuidados ofertados.

Muito mais importante do que pedir uma "bíblia" de exames nas supostas consultas de check-up, é ser preciso nas dúvidas e nem tanto nas certezas. "Dr. Erickson, o que você está querendo dizer?"

- O médico precisa entender o que ele não sabe, o que ele não conseguiu definir e solicitar outros recursos ou até mesmo outras opiniões. A medicina é a arte de lidar com a certeza das incertezas, por isso muitas vezes nós somos tão imprecisos nas respostas aos pacientes, pois basta uma constatação diversa para que mude todo o diagnóstico do paciente. Mais que resposta, o médico pode oferecer cumplicidade, acompanhamento.

Recentemente, falamos aqui sobre hipertensão arterial e também já falamos sobre síndrome do jaleco branco. Gostaria de apresentar para vocês alguns recursos que nós utilizamos para avançar no diagnóstico de hipertensão e alterações cardiológicas, por exemplo.

No consultório, você terá a sua pressão aferida naquele momento, ou seja, uma fotografia do paciente, uma constatação pontual, porém nossos pacientes vivem muito mais fora do consultório do que dentro dele, pode parecer óbvio mas não é.

Podemos solicitar que seja realizado a aferição da pressão arterial em domicílio, chamamos de MRPA - Monitorização Residencial da Pressão Arterial, prática realizada por familiar treinado com equipamento adequado. É realizado o registro de forma sistematizada orientada pelo médico, uma forma de encontrar um filme mais próximo da realidade do paciente para que seja possível entender melhor os resultados compilados.

Também podemos lançar mão do MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial um dispositivo fica acoplado ao paciente durante um período de pelo menos 24 horas e com isso é possível ter várias aferições durante o dia, durante a prática de trabalho e até mesmo durante o sono, há casos que pode ser solicitado que se monitore por mais de 24 horas. Os resultados do MAPA e até mesmo do MRPA devem ser atrelados à história do paciente naquele momento e associar a causas mais precisas de hipertensão, como por exemplo o stress, brigas, discussões e etc. 

Outro exame que não está diretamente relacionado à pressão arterial, mas também à saúde cardiológica do paciente é o famoso Holter, este avalia o ritmo do coração ou seja como está a passo do coração: Acelerado, fora do compasso, fora do ritmo, lentificado, oscilante? 
Ou seja, com esse recurso é possível avaliar as arritmias do coração. Análogo a pressão arterial existem arritmias que não estão presentes o tempo todo e também não estão presentes durante a consulta. Uma fotografia do ritmo do coração é possível através do Eletrocardiograma de repouso ou de maneira simplificada ECG de repouso, porém é importante entender como está a rotina do nosso paciente e se ele não está apresentando alterações durante as outras atividades do dia a dia.

Todo exame solicitado deve estar relacionado a uma suspeita clínica e não é necessário ser realizado por todos os pacientes, não precisa ligar para o seu médico agora e querer fazer um check-up cardiológico. Pode sim conversar com ele para que seja avaliada a necessidade e não somente a solicitação do exame.