Saúde Plena

ORTOPEDIA

Como se livrar de lesões musculares recorrentes



Todos os praticantes de atividade física seja ela amador ou profissional estão sujeitas as lesões musculares. Elas ocorrem principalmente nos membros inferiores por duas causas principais: sobrecarga e/ou excesso de tensão na musculatura ou incapacidade da própria musculatura de suportar o movimento a que foi submetida.



As lesões musculares mais comuns acontecem na região posterior da coxa e também na musculatura da panturrilha para aqueles atletas que praticam esportes como futebol, onde o chute é muito frequente e as lesões na região da musculatura da parte da frente da coxa também podem ocorrer!

Quando as lesões musculares se tornam recorrentes ou impedem a continuidade da atividade esportiva, devemos avaliar os fatores que podem predispor a ocorrência repetida dessas lesões. 

Dividimos essa avaliação em dois fatores: nutricionais/sobrecarga e fatores modificáveis que se relacionam à execução do movimento e a capacidade das outras áreas do corpo de absorver energia e trabalhar com harmonia.

As avaliações nutricionais vão desde dosagens de vitaminas e sais minerais até mesmo à quantidade de carboidratos e proteínas que são ingeridos para realizar atividade física. Ao mesmo tempo, identificamos se há um excesso na realização da atividade e seu corpo tem capacidade para fazer atividade que nós estamos programando.


Na avaliação do movimento, nós conseguimos identificar se há alguma alteração na harmonia e no balanço corporal, em que forças da musculatura do quadril ou ausência de mobilidade articular podem sobrecarregar a musculatura e levar a lesões musculares repetidas.

Para aqueles que convivem com episódios recorrentes de lesões musculares, uma avaliação completa com um fisioterapeuta especializado em treinamento físico e com um médico do esporte - para avaliar todas as questões baseadas em harmonia hormonal, nutricional e capacidade de carga - pode levar a solução dos problemas.