Como o caso do prefeito Bruno Covas pode nos ajudar a entender alguns conceitos em oncologia

O que é câncer? Como surgem as metástases? Em que consiste o tratamento quimioterápico?

Pixabay/reprodução
(foto: Pixabay/reprodução)

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi diagnosticado em novembro com um câncer na cárdia – região localizada na transição entre o estômago e o esôfago. Além desse tumor, o prefeito tem pequenas lesões no fígado e nos gânglios linfáticos. Isso se deve a um processo denominado metástase, e o tratamento inicial proposto foi baseado em quimioterapia. Partindo do caso do prefeito, que tem tido importante cobertura na mídia, achei interessante esclarecer algumas dúvidas sobre oncologia.



Afinal, o que é câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. 

O que são as metástases?

Diversos tipos de câncer têm a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes. A metástase pode ocorrer quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo. Muitas das células cancerosas que se desprendem do tumor primário morrem sem causar quaisquer problemas, mas algumas chegam a uma nova área, onde começam a crescer e formar novos tumores.

Às vezes, os tumores metastáticos são diagnosticados durante os exames realizados para o diagnóstico do câncer primário, como aconteceu no caso do prefeito. Outras vezes, as metástases são encontradas após o término do tratamento. Tipos de câncer diferentes tendem a se espalhar para locais diferentes, mas, os locais mais comuns incluem os ossos, fígado (no caso descrito), cérebro e pulmões.

O que é recidiva (ou recaída ou recorrência) do câncer?

Quando o câncer volta após o tratamento, é denominado de recidiva. A recidiva pode ser a distância (metástase) ou no local (no próprio órgão em que o tumor surgiu inicialmente).  O tratamento se difere de acordo com o local da recidiva, tempo entre o diagnóstico e esta recaída e outros fatores relacionados ao paciente e ao câncer.

Tem alguma dúvida sobre oncologia? Escreva para mim: carolinavieiraoncologista@gmail.com