Biomarcadores: ferramentas essenciais na Oncologia de Precisão

O teste de biomarcadores é procedimento para a identificação de genes, proteínas e outras substâncias que podem fornecer informações sobre o câncer

Anna Tarazevich/Pexels
(foto: Anna Tarazevich/Pexels)

O que é o teste de biomarcadores para o tratamento do câncer? O teste de biomarcadores é a ferramenta que utilizamos para a identificação de genes, proteínas e outras substâncias (chamadas biomarcadores ou marcadores tumorais) que podem fornecer informações sobre o câncer.

O câncer de cada pessoa tem um padrão único de biomarcadores. Alguns biomarcadores afetam não só o funcionamento de certos tratamentos contra o câncer, como também seu prognóstico e a sua história natural.

O teste de biomarcadores pode ajudar o médico a escolher o melhor e mais apropriado tratamento contra o câncer, de forma personalizada para cada paciente e em cada etapa da doença. Um teste de biomarcador pode ser chamado de teste de diagnóstico complementar se estiver associado a um tratamento específico.

O teste de biomarcadores para o tratamento do câncer também pode ser chamado de: teste tumoral, teste genético tumoral, teste genômico ou perfil genômico, teste molecular ou perfil molecular, teste somático, subtipagem tumoral, ou assinatura molecular.

O teste de biomarcadores é diferente do teste genético que é usado para descobrir se alguém herdou mutações que o torna mais propenso a ter câncer (teste germinativo). Essas mutações são chamadas de mutações germinativas e estão presentes em todas as células do nosso organismo.

Mutações germinativas também podem indicar tratamentos específicos ou alvo-moleculares. Mutações herdadas são aquelas com as quais nascemos. Quando mutações germinativas potencialmente causadoras de câncer são identificadas nos tumores, a orientação de um oncogeneticista é de fundamental importância, até porque outros membros da família também podem ser portadores da mesma mutação.

Como os testes de biomarcadores são usados %u200B%u200Bpara selecionar o tratamento do câncer?

Os testes de biomarcadores podem ajudar o médico a selecionar o tratamento mais eficaz e apropriado contra um determinado tipo de câncer. Alguns tratamentos, incluindo terapias direcionadas e imunoterapias, podem funcionar apenas para pessoas cujos cânceres apresentam determinados biomarcadores.

Por exemplo, pessoas com câncer que apresentam certas alterações genéticas no gene EGFR podem receber tratamentos direcionados a essas alterações, chamados inibidores de EGFR. Nesse caso, o teste de biomarcadores pode descobrir se o câncer de alguém tem uma alteração no gene EGFR que pode ser tratada com um inibidor de EGFR.

O teste de biomarcadores também pode ajudar a encontrar um estudo de um novo tratamento contra o câncer (um ensaio clínico) do qual o paciente possa participar. Alguns estudos registram pessoas com base nos biomarcadores de seu câncer, em vez de onde no corpo o câncer começou a crescer. Esses ensaios são denominados "em cesta".

Para alguns outros ensaios clínicos, o teste de biomarcadores faz parte do estudo. Por exemplo, estudos como NCI-MATCH e NCI-COG Pediatric MATCH americanos utilizam testes de biomarcadores para associar as pessoas a tratamentos com base nas alterações genéticas em seus cânceres.

O teste de biomarcadores faz parte da medicina de precisão?

Sim, o teste de biomarcadores é uma parte importante da medicina de precisão, também chamada de medicina personalizada. A medicina de precisão é uma abordagem de assistência médica na qual a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças são adaptados aos genes, proteínas e outras substâncias do seu corpo.

Para o tratamento do câncer, a medicina de precisão significa usar biomarcadores e outros testes para selecionar os tratamentos com maior probabilidade de ajudar os pacientes, ao mesmo tempo em que os poupa de receber tratamentos que provavelmente não lhes ajudarão.

A ideia de medicina de precisão não é nova, mas avanços recentes em ciência e tecnologia ajudaram a acelerar o ritmo dessa área de pesquisa. Os cientistas agora entendem que as células cancerosas podem ter muitas mudanças diferentes em genes, proteínas e outras substâncias que fazem as células crescerem e se espalharem. Eles também aprenderam que mesmo duas pessoas com o mesmo tipo de câncer podem não ter as mesmas alterações em seu câncer. Algumas dessas mudanças afetam o funcionamento de certos tratamentos contra o câncer.

Embora os pesquisadores estejam progredindo a cada dia, a abordagem da medicina de precisão no tratamento do câncer ainda não faz parte dos cuidados de rotina para a maioria dos pacientes. Mas é importante notar que mesmo a abordagem "padrão" para o tratamento do câncer (selecionar tratamentos com base no tipo de câncer apresentado pelo paciente, seu tamanho ou se ele há se espalhou) é eficaz e é personalizada para cada paciente.

Todo paciente com câncer deve fazer testes de biomarcadores para seleção de seu tratamento?

O médico oncologista deverá definir em que casos o teste para pesquisa de biomarcadores deve ser solicitado. Os especialistas geralmente sugerem testes de biomarcadores genômicos para pessoas com câncer que se espalhou ou voltou após o tratamento (o que é chamado de câncer avançado).

Nesse cenário, o teste de biomarcadores é feito rotineiramente para a melhor seleção de tratamentos para pessoas diagnosticadas com certos tipos de câncer - incluindo câncer de pulmão de células não pequenas, câncer de mama e câncer colorretal.

Eventualmente, esses testes também podem determinar a indicação ou não de tratamentos complementares à cirurgia de determinados cânceres, por determinar o prognóstico desses tumores ou mesmo sua sensibilidade ou resistência a determinadas modalidades terapêuticas.

Como é feito o teste de biomarcadores?

Os testes podem ser feitos através de amostras de tecido tumoral (a fresco ou parafinizada) e também através de amostras de sangue (a chamada biópsia líquida). Testes de biomarcadores conhecidos como biópsias líquidas procuram no sangue ou outros fluidos biomarcadores de células cancerígenas. As amostras serão enviadas para um laboratório especial onde serão testadas para determinados biomarcadores. O laboratório criará um relatório que lista os biomarcadores em suas células cancerígenas e se há algum tratamento que possa funcionar para cada situação específica.

Para os testes genéticos chamados germinativos, as amostras são de células saudáveis. Isso geralmente é feito coletando-se sangue, saliva ou um pequeno pedaço da pele.

Existem diferentes tipos de testes de biomarcadores?

Sim, existem muitos tipos de testes de biomarcadores que podem ajudar a selecionar o tratamento do câncer. A maioria dos testes de biomarcadores utilizados nessa seleção procura por marcadores genéticos. Mas alguns procuram proteínas ou outros tipos de marcadores. Alguns testes verificam um único biomarcador. Outros verificam muitos biomarcadores ao mesmo tempo e podem ser chamados de testes multigênicos ou testes de painel. Um exemplo é o teste Oncotype DX, que analisa a atividade de 21 genes diferentes para prever se a quimioterapia provavelmente funcionará para alguém com câncer de mama, em fase inicial.

Alguns testes são para pessoas com um certo tipo de câncer, como o melanoma. Outros testes procuram biomarcadores que são encontrados em muitos tipos de câncer, e esses testes podem ser usados %u200B%u200Bpor pessoas com diferentes tipos de câncer.

Alguns testes são chamados de sequenciamento do exoma inteiro, pois analisam todos os genes ligados ao câncer.

O que significam os resultados de um teste de biomarcador?

Os resultados de um teste de biomarcador podem mostrar que seu câncer tem um determinado biomarcador que é alvo de uma terapia conhecida. Isso significa que a terapia pode funcionar para tratar o câncer. A terapia correspondente pode estar disponível como um tratamento aprovado pelas agências regulatórias ou um tratamento fora do padrão ou off-label . Também pode ser por meio da participação em um ensaio clínico.