Junho: mês internacional dos sobreviventes do câncer - Parte 2

Quais são as principais conquistas dos pacientes e os novos desafios

National Cancer Institute/Unsplash
(foto: National Cancer Institute/Unsplash)

À medida que mais sobreviventes de câncer estão vivendo mais, o conceito de qualidade de vida tornou-se parte integrante do continuum do tratamento do câncer, bem como foco de intensa pesquisa.

Os avanços no tratamento do câncer com base em mutações genéticas específicas ou biomarcadores estão melhorando a sobrevida a longo prazo dos pacientes com câncer.

Hoje, muitos sobreviventes de câncer estão experimentando uma melhor qualidade de vida e vivendo suas vidas como membros ativos da sociedade. A sobrevida mais longa entre os pacientes com câncer após o tratamento com terapias e imunoterapêuticas molecularmente direcionadas também vem com a possibilidade de efeitos tardios ou de longo prazo desses tratamentos.

Essas descobertas enfatizam a necessidade de monitorar cuidadosamente os efeitos colaterais adversos de tratamentos mais recentes, como terapias direcionadas e imunoterapia, e identificar maneiras de ajudar os sobreviventes de câncer a lidar com os efeitos de curto, longo prazo e tardios de seus tratamentos. Os pesquisadores estão explorando várias estratégias para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida dos sobreviventes de câncer.

Promoção de comportamentos saudáveis

Certas mudanças no estilo de vida podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos sobreviventes de câncer. Entre elas, a eliminação do tabagismo, a adoção de uma dieta saudável, o aumento da atividade física e a redução do consumo de álcool.

Evidências crescentes sugerem que a adesão contínua a comportamentos de estilo de vida pouco saudáveis %u200B%u200Baumenta o risco de câncer secundário e mortalidade geral e diminui a saúde geral e a qualidade de vida entre os sobreviventes de câncer.

O uso do tabaco está causalmente relacionado ao aumento significativo do risco de desenvolver pelo menos 18 tipos diferentes de câncer. Fumar tabaco também está associado a piores resultados após o diagnóstico de câncer. Um estudo recente descobriu que a cessação do tabagismo entre os sobreviventes de câncer diminuiu o risco de morrer por causa do câncer em 25%.

Um estilo de vida ativo, que inclui exercícios regulares e participação em atividades ao ar livre, é benéfico para todos. Um estilo de vida ativo é especialmente valioso para sobreviventes de câncer porque pode ajudar a mitigar vários desafios físicos e psicossociais que eles enfrentam. Como exemplo, sobreviventes de câncer de próstata que participaram de um programa de exercícios relataram melhorias significativas em sua saúde física, mental e emocional.

Da mesma forma, pacientes com câncer de mama que mantiveram um estilo de vida ativo após o diagnóstico do câncer e durante o tratamento tiveram redução da recorrência do câncer, diminuição da mortalidade e melhora da sobrevida global.

Um estudo recente descobriu que o consumo de álcool, que está associado ao risco elevado de vários tipos de câncer, aumentou entre os sobreviventes de câncer de cabeça e pescoço dentro de dois anos após o diagnóstico.

Notavelmente, a falta de informações facilmente compreensíveis sobre alimentação saudável e a ausência de apoio para a mudança de comportamentos alimentares têm sido relatadas como duas grandes barreiras para a adoção de uma dieta saudável entre os sobreviventes de câncer.

Esses achados destacam a necessidade urgente de comunicar e promover efetivamente comportamentos alimentares saudáveis %u200B%u200Bentre indivíduos com histórico de câncer. Os pesquisadores estão usando rastreadores de condicionamento físico, aplicativos para smartphones e outras abordagens inovadoras para informar e incentivar os sobreviventes de câncer sobre as vantagens de longo prazo de uma dieta saudável para uma melhor qualidade de vida.

Cuidados paliativos


Os cuidados paliativos são uma abordagem multidisciplinar para proporcionar qualidade de vida otimizada para pessoas com câncer, bem como para seus familiares e cuidadores. Os cuidados paliativos visam aliviar os efeitos adversos do diagnóstico e tratamento do câncer e aborda os desafios psicológicos, sociais e espirituais enfrentados pelos sobreviventes do câncer.

Indivíduos com câncer podem receber cuidados paliativos ao longo de sua experiência com a doença, começando no diagnóstico e continuando durante o tratamento, acompanhamento, sobrevivência e decisões de fim de vida.

A integração de cuidados paliativos durante o estágio inicial da experiência de câncer de uma pessoa pode melhorar significativamente a qualidade de vida. Vários estudos mostraram que os cuidados paliativos levam a um melhor manejo dos sintomas decorrentes do câncer e/ou de seu tratamento, diminuem a depressão e a ansiedade, melhoram a qualidade de vida tanto para os sobreviventes do câncer quanto para seus cuidadores, e resultam em maior sobrevida.

Estudos em andamento estão investigando diferentes métodos para ajudar os sobreviventes de câncer a lidar com vários efeitos adversos do diagnóstico e tratamento do câncer.

Em um ensaio clínico em andamento que incluiu sobreviventes de câncer com dor musculoesquelética crônica, a eletroacupuntura - uma forma de acupuntura em que uma pequena corrente elétrica é passada entre pares de agulhas de acupuntura - reduziu a dor duas vezes mais do que os cuidados usuais no período de 12 semanas que abrange o tempo de tratamento.

Os resultados de um ensaio clínico em andamento mostraram que a radioterapia de alta dose, chamada radioterapia estereotáxica corporal, ou SBRT, foi altamente eficaz no alívio da dor experimentada por alguns pacientes com metástases espinhais dolorosas de câncer avançado.

Cerca de um terço dos pacientes com câncer no estudo que receberam radioterapia para metástases espinhais não sentiram dor até seis meses após o tratamento, em comparação com apenas cerca de 15% das pessoas que receberam radioterapia externa convencional para tratar a dor.

Psico-oncologia

A psico-oncologia é uma subespecialidade interdisciplinar dentro do continuum do tratamento do câncer que visa abordar o sofrimento físico, comportamental, emocional e psicossocial que surge para sobreviventes de câncer e seus cuidadores.

Esses desafios afetam negativamente o tratamento e o manejo do câncer e, quando não abordados de maneira eficaz e oportuna, podem levar à morbidade a longo prazo e à mortalidade prematura.

Especialistas treinados em abordagens psico-oncológicas aplicam uma abordagem holística para desestigmatizar e abordar o sofrimento comportamental e psicossocial que geralmente é causado pelo diagnóstico e tratamento do câncer.

A atenção plena - a habilidade de trazer a atenção para o que está acontecendo no momento presente de maneira ponderada e sem julgamento - é uma abordagem pela qual a psico-oncologia ajuda a aliviar o sofrimento físico, ao mesmo tempo em que se concentra no bem estar mental.

Os sobreviventes de câncer e seus cuidadores devem discutir com os profissionais de saúde se as intervenções baseadas em psico-oncologia serão benéficas para eles.