Coronavírus: Vamos focar no que realmente importa?

Sinta-se bem em conseguir ver o que de fato importa para você; saia desta quarentena melhor do que entrou: mais humano, compreensivo, mais paciente, mais devoto à família e um cidadão mais consciente

PATRICK BAZ / AFP
Médico dança forró com paciente de COVID-19 no Nordeste do país antes de dar alta hospitalar (foto: PATRICK BAZ / AFP)

A situação que vivemos têm sido cada dia mais desafiadora em diversos sentidos. Diariamente, nos sentimos pressionados a aproveitar melhor o tempo, entregar nossas demandas de trabalho, aprender uma nova habilidade, ler mais, enfim, lidar com a crise de todas as maneiras possíveis. Talvez seja o momento de ressignificar os valores e prioridades.

Temos que pensar que tudo há de passar logo. Enquanto isso, precisamos cuidar de nossa mente e corpo, sem cobranças excessivas porque uma pandemia não é um concurso de produtividade!

Sua saúde mental consiste em um equilíbrio entre corpo e mente. Exercite-se, alongue, mantenha uma alimentação saudável, mas procure fazer essas coisas de uma forma prazerosa. Cuidar desses pilares é mais importante do que nunca para evitar problemas para não precisar ir a um centro de saúde, atualmente um local de grande risco de contaminação do COVID-19.

Os problemas gerados pela pandemia estão entre nós e não podemos evitar. Quem sabe usar essa situação para refletir sobre questões que, em dias normais, você deixa de lado por falta de tempo? Pensar sobre seu papel como cidadão, compreender a fundo seus direitos e deveres, até para lutar por eles quando isso passar.

Entender que os problemas socioeconômicos enfrentados agora, são fruto de questões já existentes há anos. Precisamos investir em Saúde, em Ciência e Educação de qualidade. Precisamos dar condições para nossos profissionais. 

A oportunidade de olhar para dentro, refletir sobre o que realmente importa é fundamental agora. Ficar longe daqueles que amamos e não poder fazer coisas básicas que não damos valor no dia a dia, nos ensina a pensar em nosso tempo e ações, por mais simples que sejam, com mais cuidado. 

Sinta-se bem em conseguir ver o que de fato importa para você. 
Agarre com unhas e dentes a oportunidade de sair desta quarentena melhor do que entrou: mais humano, compreensivo, mais paciente, mais devoto à família e um cidadão mais consciente.
 
E se você quer sugerir temas para esta coluna, envie: alexandremeira@gmail.com