Como viver eternamente? Doação de órgãos, fazer o bem sem olhar a quem

Brasil tem maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. Em 2018, 22 mil na fila de espera conseguiram ser transplantadas

Flickr
Equipes treinadas percorrem usam carros, aviões, helicópteros, barcos, para buscar órgãos com urgência, seja onde for (foto: Flickr)

A doação de órgãos é sempre emocionante e envolvente. A ficção, com sua trilha sonora e
suspense, tenta mostrar o ritmo, a velocidade e a competência existentes na vida real para
garantir que ela continue. Receber um órgão, para muitos, é a única e a última esperança para solucionar uma doença grave. O assunto é polêmico, interessante, necessário e ousaria afirmar até misterioso.

“Para quem vai o meu órgão? E se venderem? Ele merece? Era religioso?” Quem nunca
escutou alguma história macabra de sequestro em que a vítima acorda em uma banheira de gelo com cicatrizes nas costas? A famosa lenda de venda de órgãos para o mercado clandestino. Se vocês pudessem imaginar como o transplante de órgãos é complexo, não teriam tanto medo dessa lenda urbana.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo, ocupa o segundo lugar em números absolutos. O trabalho é realmente impressionante. Em 2018, as 40 mil pessoas que aguardavam por um órgão, 22 mil conseguiram ser transplantadas. O transplante de córnea, um dos mais simples dentro da gigantesca complexidade dos transplantes, é responsável por 40% da fila de espera, números que seriam melhores se mais famílias autorizassem a doação de órgãos de seus familiares. A posição da família é essencial, porém muitos não conseguem assumir essa responsabilidade e declinam o pedido de autorização de doação de órgãos.

Se há dúvidas sobre a importância de ser um doador basta imaginar que o próximo da fila de transplantes pode ser você. Uma longa espera em que horas parecem anos aguardando uma ligação com a informação de que chegou a sua vez. Receber um órgão não é um luxo, e sim uma necessidade, a resposta que a medicina encontrou quando todas as possibilidades de tratamento já foram esgotadas.

Divulgação
Gugu Liberato doou os órgãos e beneficiou cerca de 50 pessoas (foto: Divulgação)


Ser doador de órgãos é uma das raras situações em que não há pontos negativos. A sua vida será multiplicada nos corpos dos favorecidos. Para aqueles que acreditam que não serão testemunhas da felicidade não posso deixar de dividir com vocês que há transplantes entre vivos: medula, rim, parte do fígado e parte do pulmão são exemplos dessa realidade.

Nos últimos dias, o assunto “doação de órgãos” ganhou espaço nos meios de comunicação, passou a ser comentado por muita gente e entrou como destaque na página principal do Ministério da Saúde. O motivo já não é novidade - a morte precoce de Gugu Liberato, no dia 22 de novembro. A família do apresentador foi voz de sua genialidade e respeitou seu desejo manifestado em vida. O trecho de sua carta dizia "Compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver". Para muitos, Gugu foi a única oportunidade de viver. Os médicos afirmaram que torno de 50 pessoas foram beneficiadas com essa notícia.

Infelizmente, atitudes como a de Gugu e sua família ainda não são naturais na população brasileira. Familiares de pacientes com diagnóstico de morte encefálica, situação em que de maneira irreversível o corpo já não responde mais, em 40% das vezes não autorizam a doação de órgãos, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). A chama que poderia continuar acesa em outros corpos se apaga e com ela a esperança de muitas pessoas que aguardam por um simples sim, capaz de mudar completamente a expectativa de vida e até mesmo trazer a cura.

O processo que envolve a doação de órgãos é muito criterioso, extenso e seguro, não cabe
nestas situações pessoas ou ações de má fé, então não é preciso ter medo, insegurança ou
dúvidas. As equipes envolvidas nos processos são fiscalizadas e auditadas, garantindo que não haja conflitos de interesses e que seja mantida a ética. A fila para transplantes no país é única e é respeitada. A seriedade que norteia essas ações é a uma das responsáveis pela posição de destaque internacional que o Brasil ocupa.

Vencidos todos os desafios pessoais e familiares, os médicos avaliam a viabilidade das doações e inicia-se uma intensa jornada que deve ser cumprida em poucas horas, o rim consegue suportar até 48 horas, porém o coração e o pulmão precisam estar funcionando em outro corpo em, no máximo, 4 horas. Essa corrida contra o tempo envolve equipes do país inteiro para encontrar quem é o melhor candidato para os órgãos disponíveis. Os profissionais atuam de maneira ininterrupta 24 horas, todos os dias do ano. Utilizam avião, carro, barco e o que for necessário para que seja realizado esse ato quase heróico. As forças armadas apoiam e de maneira estratégica colocam todo seus equipamentos a disposição para garantir maior agilidade ao processo.

Estar na fila de transplantes é permanecer constantemente atento ao telefone, de maneira até angustiante. O toque do telefone ou uma mensagem recebida podem ser a primeira nota musical que irá embalar a intensa e maravilhosa dança da vida. Por que não viver eternamente? Doe órgãos. Não deixe a sua chama apagar.

Você tem dúvidas e perguntas sobre doação de órgãos? Mande pra mim: ericksongontijo@gmail.com