Conheça três atitudes que sabotam a felicidade

Psicóloga afirma que as ações cotidianas são essenciais para a construção de uma vida bem-sucedida e repleta de realizações

por Estado de Minas 27/06/2019 14:13
Pixabay/reprodução
(foto: Pixabay/reprodução)
Você está feliz? Pois saiba que o responsável por sabotar suas expectativas de bem-estar pode ser você mesmo. Quem alerta é a psicóloga comportamental Fernanda Tochetto. “A maneira como a pessoa age cotidianamente é essencial para ser  bem-sucedida e realizada. Caso o objetivo pretendido não estiver sendo alcançado, é preciso procurar por atitudes rotineiras que  estejam atrapalhando.”
 
 
Nessa jornada de busca pelo bem-estar,  exercício de autorreflexão e autoconhecimento são passos importantes. No entanto, de modo geral, Tochetto aponta três atitudes comuns que podem travar o caminho.  “A falta de objetivo é um deles. Não saber a razão de levantar todos os dias, agir da maneira que é possível, faz com que a pessoa viva ao sabor dos ventos, sem realmente ir aonde deseja verdadeiramente .Seguir o fluxo faz com que percamos o controle e aportemos em qualquer lugar. Eu pergunto: qualquer lugar serve para você?", indaga.
 
Arquivo pessoal/divulgação
Psicóloga Fernanda Tochetto (foto: Arquivo pessoal/divulgação)
 

Confira, a seguir,  três maus hábitos que atrapalham a busca pela felicidade:

Não definir objetivos claros: Para a psicóloga, deixar-se levar, como é costumeiro dizer, é um dos hábitos mais perigosos que podem condicionar a vida de alguém. Nesse sentido, Tochetto sugere que a pessoa promova uma profunda reflexão a respeito do que verdadeiramente a inspira e planeje o que e como pode fazer para se envolver em seus sonhos e prosperar. “Entenda o que busca e não meça esforços para chegar onde deseja”, diz.

Procrastinação: Deixar para depois o que pode e deve ser feito agora, e dar o comando a seu cérebro para que esse hábito se instale, faz a pessoa permanecer em dúvida. Conforme a psicóloga, a procrastinação consome o tempo e faz com que a pessoa fique parada no mesmo lugar.

Ao precisar tomar alguma decisão, Tochetto recomenda que a pessoa aja. Se o resultado não for como o imaginado, deve-se lidar com as consequências e frustrações. Além disso, conforme a psicóloga, é melhor obter algum resultado do que nenhum, pois somente com a tentativa e o erro se consegue a excelência. “Quanto mais a pessoa pratica, melhor se tornará em desempenhar determinada ação”, afirma.

Monopolizar ou centralizar: Pensar que alguma tarefa será realmente bem-feita apenas por você ou do jeito que costuma fazer sobrecarrega e suga as energias necessárias para a realização de outras ações importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional. Tochetto recomenda delegar alguns serviços a pessoas em quem confia, deixando-as à vontade para criar e inovar. “Deixe com que façam diferente e te surpreendam. O mais importante é diminuir o fardo que carrega todos os dias”, destaca.