Obra ensina a combater o negativismo por meio do autoconhecimento

Em Chega!!!, Carmen Shanghai trata dos fenômenos que envolvem o ser humano, a energia essencial e o caminho do equilíbrio emocional

por Estado de Minas 14/05/2019 13:00
Divulgação
Com formação em medicina tradicional chinesa, há mais de 30 anos Carmen Shanghai viaja pelos quatro cantos do planeta em busca do autoconhecimento (foto: Divulgação)
Estar bem significa encontrar o equilíbrio entre o físico, o mental, o emocional, o energético e o espiritual. E sentimentos e pensamentos influem muito nisso. É preciso encontrar harmonia - nesse ponto, as emoções têm papel central. Quando destrutivas, distorcem o olhar sobre o mundo e podem gerar grande mal estar. Por outro lado, no momento em que o ser humano volta a atenção para o que é bom e assume uma postura positivista em relação a vida, tudo fica mais fácil. Dentro dessa perspectiva integrativa, o indivíduo é compreendido como um todo, e essa interligação é fundamental. Afinal, todos somos autores dos nossos próprios destinos e caminhos. Pequenas mudanças de atitude redirecionam o foco para as coisas boas, na hora em que se quiser. Tudo o que acontece na vivência diária parte do que se acredita, pelo que se é e pelo modo de encarar a existência.

Tendo em vista toda esse contexto, é crucial compreender a força do pensamento. O pensamento positivo atrai coisas positivas, o pensamento negativo atraia coisas negativas. Afinal, tudo é energia, tudo é vibração. A energia está em tudo, no pensamento, na emoção. E o pensamento cria a realidade - o que você pensa você cria, seja para o bem ou para o mal. Não é à toa que o grande desafio do ser humano é a maneira como lida com o pensamento. Quando o centro está em coisas incoerentes, a energia fica ruim, o espiritual fica ruim. Especialistas ensinam que todos os acontecimentos têm uma história por trás. Se o indivíduo fica no passado ou no futuro e não se fixa no presente, que é a única realidade que se tem, começa a somatizar e daí partem os problemas. A atenção tem que estar no aqui e agora. Não há que se tentar controlar nada - simplesmente ser, buscar por dentro o eu superior e, assim, alcançar a paz, a alegria, o amor incondicional. É fundamental procurar as coisas boas e ficar lá.

Nas abordagens terapêuticas alternativas e tradicionais, como a medicina chinesa, por exemplo, é impossível fazer uma avaliação das condições de saúde de uma pessoa sem levar em consideração suas emoções.“Envolvidas pela rotina diária, as pessoas vivem em um círculo vicioso, fazendo sempre as mesmas coisas e esperando resultados diferentes. Desenvolvem reações autodestrutivas e em geral não conseguem enxergar coisas óbvias, como o que lhes realmente faz bem”, diz Carmem Saez Dy Uai, a Shangai, especialista em medicina tradicional chinesa, com formação em bioenergética reichiana e mestra em teoria da abrangência. Há 34 anos, ela corre o mundo em busca pelo autoconhecimento, em locais como, além do Brasil, Oriente Médio, Europa, América do Norte, Ásia e Oceania.

Com esse foco, Carmem lança em Belo Horizonte o livro Chega!!! Autoconhecimento para uma vida plena, em que mostra como o ser humano pode combater o negativismo a partir da melhor compreensão sobre si mesmo. O título do livro é um basta nesses tipos de comportamentos. “Chega de ter reações autodestrutivas que a gente nem sabe de onde veio, porque não se conhece. Chega de não saber o que é importante, o que faz bem pra você. Cada um de nós é um universo, e se você conhece melhor o funcionamento dos sistemas, mais facilmente se adapta", diz Carmem, que inclusive vem compartilhando sua experiência por meio de cursos em várias capitais do país, além de Belo Horizonte, onde tem dezenas de alunos.

Na publicação, a autora aborda os fenômenos que circundam o ser humano, partindo da percepção sobre a energia essencial e o caminho para o equilíbrio emocional. Carmem já conviveu com mestres como Dalai Lama, Deepak Chopra, Amit Goswami e Alexander Lowen, entre outros. Como ensina, a medicina integral, da qual é entusiasta, começa pelo entendimento do funcionamento do corpo, dos sentimentos e pensamentos, para alcançar a cura do emocional, unindo em uma compreensão mais completa o que vem do coração e da mente, para se ter harmonia.

Na obra, Carmem aborda temas essenciais, como o efeito dos pensamentos na rotina diária, a circulação da energia no organismo e as regras de sobrevivência para eliminar condicionamentos cotidianos, que podem desaguar no que denomina "emoção aflitiva repetitiva". Sempre atenta e curiosa para assimilar os acontecimentos que envolvem o homem, foi à procura de ensinamentos diversos, como o budismo, o taoismo, a cabala, a neurolinguística e até mesmo a matemática.

Divulgação
(foto: Divulgação)
Carmem é convicta em dizer que qualquer pessoa podem tomar o caminho para a evolução, mas, para tanto, é preciso se entender, saber quem se é, considerando aspectos fundamentais para a vida, como as relações com pais, família, amigos e a profissão. Dentro desse entendimento, alerta para o perigo do conceito de coletivo, que deturpa a integralidade e a individualidade, exigindo comportamentos que, antes de tudo, servem ao sistema. E o sistema invariavelmente reduz o indivíduo a um número e função - compreensão que pode ser combatida pelo fortalecimento da individualidade, pela procura do que é benéfico para o corpo, para a mente, cultivando sempre bons sentimentos.

A espiritualidade pode ser grande amiga nesse processo. Shangai explicita que não se trata dessa ou aquela religião - muito antes, é uma força que parte da tolerância, da confiança e da serenidade, para deixar de lado questões como julgamento, crítica e reclamação, o que, no fim das contas, surte raiva e ódio, podendo até gerar doenças.

Para combater as emoções destrutivas, Carmem ensina que, consciente por uma visão global de si mesmo, o sujeito deve observar e transformar pensamentos, sentimentos e atitudes para conseguir experienciar em plenitude o seu ser integral. Dessa maneira, o 'eu' em 'ação' no mundo se firma em novos significados. É uma forma de vencer condicionamentos que, desde cedo, minam a energia, a força, e faz pessoas vulneráveis e fracas.

O lançamento está marcado para a próxima quinta -feira, 16 de maio, a partir das 18h, na livraria Quixote, na Savassi.

SERVIÇO
Lançamento: Livro CHEGA!!!
Data: 16 de maio de 2019, quinta-feira
Horário: 18h
Local: Livraria Quixote - Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi
Preço: R$ 57