Uai Entretenimento

'Um olhar preventivo' realiza atividades gratuitas neste sábado para alertar sobre glaucoma


Neste sábado, a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, será sede da segunda edição do evento “Um Olhar Preventivo”, que tem como objetivo central prevenir o glaucoma, doença ocular que causa dano ao nervo óptico, podendo levar à perda da visão.


Promovido pelo Núcleo de Oftalmologia Especializada, o evento oferece atividades gratuitas, das 8h às 11h30, quando as pessoas vão poder se informar mais sobre a doença. Também vão ser realizados exames de triagem. Além disso, vai ter medições da pressão arterial, medição de glicemia, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e a presença de profissionais da área da saúde para falar sobre como levar uma vida saudável.

Segundo o oftalmologista e diretor do Núcleo de Oftalmologia Especializada, Alberto Diniz Filho, a importância da conscientização sobre o glaucoma é importante pelo fato de se tratar de uma doença silenciosa; normalmente, os sintomas não aparecem em sua fase inicial. “A maioria dos tipos de glaucoma progride em suas fases precoces, sem nenhum sintoma ou qualquer sinal de alerta para o paciente.

A perda de campo de visão é inicialmente periférica, podendo aumentar para a perda total da visão se não diagnosticada e tratada adequadamente”, explica.

A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de outros centros de pesquisa internacionais alertam que, em 2020, aproximadamente, 80 milhões de pessoas vão ter glaucoma, e em 2040 esse número vai aumentar para 111,5 milhões de pessoas. Desse modo, o foco da campanha vai ser a prevenção da doença.
“Vamos fazer exames gratuitos, buscar identificar a doença mais precocemente e alertar para a população sobre o glaucoma.”

O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Glaucoma, e faz parte do calendário oficial da Semana Mundial do Glaucoma, que reúne uma série de atividades desenvolvidas entre os dias 10 e 16 de março, promovida pela Associação Mundial do Glaucoma.

 

* Estagiária sob supervisão da editora Teresa Caram 

.