De volta do Nepal, pesquisadora abre curso com ensinamento sobre os ritos tibetanos

Há mais de 30 anos, Eneida Caetano se dedica ao estudo, pesquisa e prática das ciências tibetanas. Propósito é equilibrar corpo, mente, alma e espírito

por Estado de Minas 19/02/2019 12:22
Reprodução/Internet/sitedecuriosidades.com
(foto: Reprodução/Internet/sitedecuriosidades.com)

Nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro, a pesquisadora, instrutora e praticante há mais de 35 anos dos ritos e da cultura tibetana, Eneida Caetano, oferece, na Grande BH, curso que promove o aprofundamento nessa vivência. O workshop acontecerá em Casa Branca, em Brumadinho, e não tem nova data prevista para acontecer em Minas Gerais. Os procedimentos equilibram corpo, mente, alma e espírito, ajudando o participante a vencer crenças limitantes, desalinhamentos psicoemocionais e fobias.

Eneida é autora de sete livros que perpassam essa temática, o que foi, inclusive, um dos motivos da sua última viagem ao Nepal, onde vivem os refugiados tibetanos. Por lá, ela lançou a obra 21 Ritos Tibetanos, na versão em inglês, reencontrou antigos mestres e professores, teve novas experiências e também ministrou o curso sobre os ritos.

Com fôlego renovado e o desejo de difundir essa cultura, de volta ao Brasil Eneida coordena o encontro, que irá apresentar a ordem completa de exercícios, também conhecidos como ioga tibetana, técnica conhecida por proporcionar diversos benefícios fisiológicos. O propósito é aprender a viver com saúde e tratar questões emocionais, antes que se manifestem como doença no corpo físico.

O que são os 21 ritos ribetanos?

Os ritos tibetanos consistem em uma série de exercícios físicos milenares, rituais cujo mecanismo, entre inúmeras outras vantagens, harmonizam o funcionamento das glândulas e baixam a frequência mental, afastando nos receptores a correnteza de pensamentos repetitivos e as compulsões, gerando discernimento e clareza. Os ritos atuam como uma meditação dinâmica e são considerados a chave da juventude.

Além disso, esses processos alongam a musculatura, os nervos e tendões, tonificam a corrente sanguínea, aumentam o tônus, desenvolvem a elasticidade e a contratibilidade, lubrificam as articulações e ativam partes do cérebro que não são requeridas no dia a dia, mas que são responsáveis pelo prazer e pela longevidade.

Reprodução/Internet/Jussara Souza
(foto: Reprodução/Internet/Jussara Souza)

Os ritos também melhoram o raciocínio e o discernimento, restabelecem conexões de vida que, antes, pareciam contraditórias, e levam a um estado elevado de consciência, abrindo a percepção. Em quem os pratica, o sistema imunológico é fortalecido e o vigor interior, o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação são desenvolvidos. Os horizontes crescem, os dons inatos são despertados e as habilidades ampliadas, em uma prática que desfaz as amarras inconscientes que tanto limitam as pessoas, impedindo de explorar o potencial de cada um.

A experiência disciplinada dos ritos trabalha com a energia pelo movimento, meditação e respiração e economiza a energia vital. Nos praticantes, faz retornar a aptidão de “recarregar a cota” sempre que for necessário. O metabolismo é ativado, melhorando a combustão que transforma o alimento em energia e vida, trazendo disposição e alegria de viver.

Para mais detalhes sobre o trabalho do workshop 21 ritos tibetanos, acesse e entre em contato:

https://www.lamrim.com.br/ritos-tibetanos/