Bruxismo pode aparecer em qualquer idade e geralmente tem fundo psicológico

Ranger de dentes tem como principal consequência dores de cabeça e na mandíbula. Especialista explica como tratar o distúrbio

por Augusto Pio 14/10/2018 12:20

Arte EM/D.A Press
(foto: Arte EM/D.A Press )

Você acorda com os músculos da mandíbula doloridos ou com dor de cabeça? Então, pode estar sofrendo de bruxismo, que é um ranger ou um forte apertar dos dentes enquanto dorme. A doença acomete milhares de pessoas em todo o mundo e, segundo especialistas, é causada predominantemente pelo estresse, que, associado a respostas emocionais, ativa o sistema nervoso, que, por sua vez, aciona uma atividade muscular intensa, na tentativa de preservar alguns órgãos, como o estômago.

 De acordo com especialistas a doença é adquirida de forma psicológica ou por problemas ocasionados por mal encaixe dos dentes. Dessa forma, descarregamos toda a tensão do estresse na atividade mastigatória, ocasionando o bruxismo. Felipe Araújo, especialista e mestre em implantodontia e CEO da O’don Dental Care, explica que os efeitos causados pelo estresse na saúde bucal estão relacionados com o próprio bruxismo, uma vez que, quando uma pessoa está estressada, poderá ser acometida pela doença.

 “O bruxismo é uma doença de fundo psicológico, na qual um paciente ansioso ou que esteja passando por um período de estresse, descarrega a tensão nos dentes. Essa tensão fará com que os dentes se apertem uns nos outros de forma espontânea. Fará também com que o paciente passe a rangê-los, seja durante o dia ou à noite”, explica o especialista. O especialista garante que o bruxismo não desencadeia nenhuma outra doença. Pode aparecer em qualquer idade, porém, tem maior incidência em adultos.

CONTROLE

 

Felipe ressalta que a cura do bruxismo pode ser por meio de tratamento com psicólogo ou psiquiatra, visando controlar a ansiedade ou alguma situação incômoda. “Pode ser a perda de um ente querido, o fim de um relacionamento, problemas financeiros, enfim, diversos fatores que desencadeiam o bruxismo e que cabe a um profissional encontrar esse motivo e sanar o problema.”

 Quanto ao desgaste dos dentes, o dentista poderá fazer faceta de porcelana ou coroa em resina para reconstruir o dente desgastado. “Podemos atuar também com o botox, por exemplo, para minimizar a força do músculo. E também por meio de uma placa de plástico, que amortecerá todo o impacto que for gerado ao se ranger os dentes.”


"Um paciente ansioso ou que esteja passando por um período de estresse descarrega 
a tensão nos dentes"

Arquivo pessoal
(foto: Arquivo pessoal)

. Felipe Araújo, 
especialista em implantodontia

 

Saiba mais

Distúrbio de ATM

A ATM é uma das articulações mais complexas do corpo humano e realiza a comunicação entre uma extremidade óssea e outra. Ela é responsável por realizar os movimentos da boca, como o de abrir e fechar. É denominado disfunção ou distúrbio de ATM quando o adequado funcionamento desse sistema de músculos, ligamentos e ossos é interrompido. O problema acarreta dores de cabeça, de ouvido e ao bocejar. Além disso, causa a sensação de desencaixe bucal e flacidez na mandíbula. Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, cerca de 10 milhões de brasileiros são portadores de disfunção da ATM.