BH e cidades do interior mineiro terão mutirão de cirurgia plástica reparadora nessa quarta-feira

Cerca de 300 pacientes, entre pessoas carentes, serão beneficiados pelo projeto

por AFP 02/10/2018 14:04
Instituto Oncoguia/Divulgação
(foto: Instituto Oncoguia/Divulgação)

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) irá realizar, nessa quarta-feira, em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas, uma ação humanitária para operar aproximadamente 300 pacientes, entre pessoas carentes, que estão na fila de espera para cirurgia de eliminação de tumores de pele pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto é uma associação entre a diretoria de ação social da instituição e a Fundação Ideah, com apoio da regional no estado.

Passando pelos hospitais participantes, uma comitiva da SBCP irá comparecer a todos os locais de cirurgia na capital para avaliar, em conjunto com os médicos e pacientes, a demanda de cada um. A equipe é integrada pelo diretor de ação social da entidade, Victor Adissi, o presidente da Fundação Ideah, Pedro Martins, e o presidente da regional Minas Gerais, Alexandre Meira.

Segundo Alexandre Meira, apesar de Minas não ter litoral, a grande exposição das pessoas em piscinas, fazendas, clubes e praias (quando em viagem), sem os cuidados adequados em relação ao sol, além de características genéticas, são as principais causas do alto índice de tumores de pele. "Mesmo que, em outubro, se fale muito em Outubro Rosa, não podemos nos esquecer dos tumores de pele", alerta Alexandre.

A comitiva passará pelo Hospital São José, Hospital Eduardo de Menezes, Hospital Alberto Cavalcanti, HC-UFMG e Santa Casa. No interior, as cidades contempladas pelo mutirão são Montes Claros, Poços de Caldas, Uberaba, Alfenas, Itabira, São Lourenço e Juiz de Fora.