Uai Entretenimento

Corrida para todos

Especialistas dão dicas para aqueles que querem começar a correr

Atleta profissional, Cassio Mota quer correr maratonas e tem a musculação como sua aliada - Foto: Ana Rayssa/CB/D.A PressComeçar a correr, geralmente, é um desafio para muita gente, seja pelo baixo condicionamento físico, seja pela falta de disposição em se exercitar de maneira intensa. Essa atividade física – ou, para muitos, um estilo de vida –, de fato, exige especificidades sobre a postura, a respiração, o tipo de tênis e a roupa adequada.

Segundo Rodrigo Souza Lima, médico ortopedista e subespecialista em cirurgia de coluna minimamente invasiva, impreterivelmente, o praticante precisa tomar alguns cuidados para evitar lesões musculares ou articulares. Antes de iniciar a corrida, por exemplo, é importante fazer uma avaliação médica para verificar o estado de saúde. “A intensidade do treino deve ser aumentada gradativamente para que o corpo se adapte a essa nova atividade, assim como é preciso cautela na escolha do tênis. Leve sempre em consideração o tipo de pisada e se o calçado é apropriado para a atividade e para a absorção do impacto.”

A corrida pode proporcionar uma qualidade de vida para o praticante, desde que seja feita de forma consciente e inteligente. O adepto deve correr com o tronco ereto e com a cabeça e o olhar sempre para a frente. Essa postura evitará dores na região lombar. Uma prática mal realizada pode acarretar efeitos negativos na saúde do corredor.



“A falta de orientação e uma execução errada tendem a levar alguns atletas a sentir dores nas costas. O excesso de peso, o encurtamento ou a fraqueza muscular nas pernas e a falta de exercícios de fortalecimento da região abdominal, principalmente a musculatura profunda, também podem causar danos à coluna. Já o uso de calçados inadequados pode motivar as lesões nos pés, tornozelos e joelhos”, ressalta Rodrigo.

NA PRÁTICA

Atleta da Federação Brasiliense de Fisiculturismo e Musculação e microempresário, David Brendon Lima, de 24 anos, é praticante de musculação e corrida desde a adolescência. “A corrida faz parte da minha rotina e hoje eu a faço com prazer. No início, porém, foi difícil, porque era sedentário. Mas, logo nas primeiras semanas, fui me adaptando e a cada dia meu desempenho ficava melhor.”

David tem a consciência de que, para manter a massa magra e conseguir terminar o percurso, seu ritmo precisa ser moderado e sua alimentação deve estar em dia.
“Sempre consumo proteína e alimentos de baixo carboidrato antes de correr. Uma boa dieta faz toda a diferença no desempenho da corrida, aliás, em qualquer atividade física.”

Os benefícios da corrida para os praticantes vão além da estética. “Essa atividade proporciona a liberação de hormônios que causam sensação de bem-estar (endorfina e dopamina), melhora a capacidade cardiorrespiratória, fortalece o sistema respiratório, melhora o ritmo cardíaco, reduz o colesterol ruim e mantém a pressão sanguínea em níveis normais. Além de diminuir a ansiedade e aperfeiçoar a capacidade musculoesquelética, consequentemente, aumentando a capacidade de resistência nas atividades do dia a dia”, finaliza Rodrigo Souza Lima.

PERSONALIZAÇÃO

Edelmans Gomes do Nascimento, especialista em corridas, treinamento funcional e professor da academia Smart Fit, diz que sempre avalia a individualidade do aluno antes de prescrever o treino. “Inicio a corrida em uma velocidade bem baixa – a mesma de uma caminhada -, na esteira ou na rua, para que o corpo entenda aos poucos a proposta. Com o passar dos dias, o condicionamento físico estará melhor. É muito importante esperar a resposta corporal para dar continuidade à corrida.
Outro ponto significativo é a musculação, que permite o fortalecimento dos tendões, das articulações e dos músculos”, pontua.

Cassio Mota Queiroz, de 32, é atleta profissional de corrida há 10 anos, mas a paixão pela atividade começou em 2002. Ao contrário de muitas pessoas, ele não encontrou dificuldades na hora de iniciar a prática. “É um esporte democrático e de acesso fácil. Só preciso de um tênis, um short e uma camiseta para correr.”

Alguns truques ajudaram Cássio a evoluir sua performance. A musculação é sua aliada desde 2008. “Costumo realizar treinos de ritmos na rua. Já na esteira, coloco a velocidade em 18km/h. Uma hora antes do treino, faço uma refeição levíssima: um copo de suco, um pão integral e uma suplementação adequada para a prática do treino.”

Para iniciantes

- Comece treinando três vezes por semana
- Foque mais nos minutos do que na quilometragem, pois, ao prestar atenção na distância, o corredor tende a forçar o corpo para completar a meta e, dessa forma, atrapalha o treinamento
- Tenha um objetivo de tempo
- Faça um treino de 30 minutos, intercalando 3 minutos de caminhada e 1 minuto de velocidade moderada ou até mesmo um trote
- Essa prática evita lesões e condiciona o corpo para a corrida mais rápida futuramente
- Use roupas confortáveis e um tênis adequado para corrida e para o seu tipo de pisada
- Hidrate-se ao longo do treino, pois o gasto calórico é alto e o corpo perde muita água
- Cuide sempre da postura durante a corrida. Mantenha o tronco ereto, os braços flexionados em 90°, as mãos relaxadas e olhe sempre para a frente
- Procure escolher horários com temperatura mais amenas para a prática do exercício - pela manhã, no fim da tarde ou à noite.
Assim, o calor não atrapalhará
- Alimente-se corretamente. O corpo precisa de energia para qualquer exercício físico
- Na corrida, é necessário ter paciência. Siga os primeiros passos, dê tempo para o seu corpo se adaptar e logo perceberá a evolução e correrá de fato
- Correr deve ser algo prazeroso. O importante é se divertir com saúde

Fonte: Misiane de Ávila, professora da Smart Fit

* Estagiária sob a supervisão da subeditora Sibele Negromonte.