Festival Verbogentileza convida todos a buscar uma rede de conexão entre pessoas, projetos e marcas

Terceira edição do evento acontece de 10 a 12 deste mês, em Belo Horizonte, com programação cultural gratuita

por Lilian Monteiro 07/08/2018 09:20
Rodrigo Tinoco/Divulgacao
Em dois anos, já foram promovidas em BH entrega de flores, abraços e várias outras ações gentis (foto: Rodrigo Tinoco/Divulgacao)

Quem nunca ouviu, leu ou escreveu “gentileza, gera gentileza”.? A frase é de José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por suas inscrições peculiares nas pilastras do Viaduto do Gasômetro (ou do Caju), no Centro do Rio de Janeiro. Morreu em Mirandópolis, São Paulo, terra da sua família, aos 79 anos, em 1996. Mas seu legado vive. Ele foi uma inspiração e deixou um recado fundamental, ao exaltar uma atitude que todos deveriam seguir, adotar e espalhar por aí.

O Festival Verbogentileza, que está em sua terceira edição, se inspira na palavra, mas agrega o verbo para, justamente, não carregar uma ideia melancólica, mas de ação, de atitude e vontade de mudar. É o que ressalta a publicitária Patrícia Tavares, idealizadora do projeto. “Confesso que ele é calcado nos nossos desejos e, desde que o criamos, em 2016, as pessoas o receberam bem. Somos extremamente criteriosos e cuidadosos na forma de construir cada etapa, porque é o nosso sonho. A partir do momento em que as pessoas têm consciência de si, elas estão mais aptas a se divertir pelo seu caminho, seja ele qual for. Mais preparadas a lidar com as adversidades e abertas para entender seu lugar no mundo e como podem contribuir para esse todo, cuidar da cidade.”

Ao fazer acontecer, Patrícia Tavares revela ter percebido que “há movimentos globais de desejo das pessoas de ocuparem a rua. Fomos meio que vanguarda, no momento em que nosso desejo foi ao encontro do que as pessoas também ansiavam. Em 2016, foram 12 mil participantes na Praça da Liberdade. Em 2017, quase a mesma quantidade na Praça Floriano Peixoto e, para esta edição, percebemos maior envolvimento, estamos sendo procurados. Daqui a pouco vamos curar e coordenar mais do que procurar. Em 2018, estamos na posição de rede, de nos conectar com todos”.

Para Patrícia Tavares, a evolução do Verbogentileza é tão orgânica e fluida quanto a evolução dos indivíduos. “Percebemos esse crescimento dentro da turma que o produz há três anos, como tudo vai criando mais profundidade e intenção. Isso é possível à medida que a gente estuda e pesquisa cada vez mais como espalharmos gentileza pelo mundo. Grande parte se dá pela observação de como as pessoas têm interagido com esse nosso desejo, que percebemos ser de todos. A cada ano, chegamos mais perto de onde queremos. Algo verdadeiro e transformador.”

Patrícia Tavares concorda que esse é um movimento mundial, já que as pessoas estão cansadas do individualismo, muito provocado pela Revolução 4.0 e a Era Digital, e de tantos problemas e crises de diferentes origens. “É tendência no mundo. Há milhares de pessoas interessadas nessa discussão, pensando a respeito e como podem fazer. Se, no primeiro ano, sofri ansiedade ainda trazendo temas de construção, encontramos grupos, coletivos que reverberaram, dispostos a conversar e estamos construindo. Em Amsterdã, na Holanda, neste mesmo momento também se discute o futuro das cidades. Acredito que o coletivo só dá certo quando é uma necessidade real. Se, nas guerras, a Europa se uniu, agora, o mundo vive momento de turbulências, difícil e conturbado, assim percebo essa nova busca nas pessoas de toda as partes.”

GURU

Este ano, o Verbogentileza traz como verbo central para o projeto: convidar. “Ele diz muito sobre a nossa expectativa. Queremos que as pessoas participem, sejam atuantes e não apenas expectadores. Queremos que eles entendam que esse é um festival que se constrói a partir da participação de cada um, para que possamos dar voz ao que está calado, luz e calor ao que está frio.”

Rodrigo Tinoco/Divulgacao
(foto: Rodrigo Tinoco/Divulgacao)

O Festival Verbogentileza, que tem o jornal Estado de Minas como parceiro de mídia, é uma iniciativa da Do Brasil, Eventos, Experiência, Promo, Dois Arquitetura e Hardy Design, com patrocínio do Instituto Unimed e da Claro Música, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA 0251/001/2017). O evento conta com workshops, feiras, oficinas, arte, intervenções cênicas, espaço gastronômico e música. Ponto alto desta edição será a aula de ioga com a guru Sangat Kaur Khalsa, doutora em epidemiologia e líder do Instituto de Pesquisa em Kundalini Ioga no Brasil.

Saiba mais: Conheça o projeto

Depois de mais de um ano de "gestação", em 2016 foi lançado, em Belo Horizonte, o projeto Verbogentileza, plataforma de ações individuais, coletivas, on e off-line. Na prática, ele atua em três frentes. As redes sociais são um ponto de apoio constante. Nelas, Facebook.com/verbogentileza, Instagram.com/verbogentileza, YouTube e Spotify, o público é incentivado a compartilhar posturas responsáveis, autoconhecimento e bem-estar. Há também uma conexão entre pessoas, projetos e coletivos. As ações pop-up na cidade buscam engajar o público em interações gentis. Em dois anos, ocorreram pintura de muro abandonado, entrega de flores nas ruas, um “dançasso”, no Dia Internacional da Felicidade, ações interativas nas quais as pessoas deixaram mensagens gentis penduradas em árvores, um “abraçasso”, promovendo abraços grátis, participação em eventos sociais, entre outras ações. O Festival Verbogentileza é a celebração do projeto com o público, o momento em que as ações se juntam e uma programação cultural e de reflexão é disponibilizada gratuitamente em BH. Os anteriores foram em outubro de 2016 e julho de 2017.

SERVIÇO
Evento: Festival Verbogentileza
Data: de 10 a 12 de agosto
Horário: sexta, das 17h às 22h; sábado e domingo, das 10h às 22h
Local: Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia, Belo Horizonte-MG
Entrada franca
Informações: facebook.com/verbogentileza e instagram.com/verbogentileza