Especialistas dão dicas de como tirar o melhor proveito do treino aeróbico e da musculação

As duas atividades são essenciais para o corpo e exigem equilíbrio

por Carolina Militão* 12/07/2018 13:30
Luis Nova/Esp. CB/D.A Press
Maria Clara Rubinger de Sousa concilia o crossfit com as corridas no parque: melhor condicionamento físico (foto: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press)

Muitas pessoas, principalmente as iniciantes nas academias, têm dúvidas sobre qual treino - musculação ou aeróbico - devem realizar primeiro. Outra incerteza recorrente é como conciliá-los. Especialistas garantem que ambas as atividades são importantes e benéficas para o corpo, e praticá-las se faz fundamental para o bom condicionamento físico.

Quanto à ordem de realização, Thiago Moreira, especialista em musculação da Smart Fit, explica que tudo vai depender do objetivo principal de cada pessoa. Se o desejo do aluno é ganhar massa muscular, a queima de calorias será consequência. Logo, a recomendação é realizar a musculação antes do treino aeróbico. Caso o propósito principal seja emagrecimento e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, o ideal é praticar primeiro o aeróbico.

“O treino cardiovascular executado primeiro pode acabar com boa parte da reserva de energia que será usada pelos músculos, posteriormente, na musculação. E, para o praticante obter a performance máxima no treino, ele precisa estar com os estoques de energia elevados desde o início, porque isso aumenta a intensidade do treinamento e, consequentemente, o gasto calórico”, enfatiza Thiago Moreira.

A engenheira civil e digital influencer Maria Clara Rubinger de Sousa, de 27 anos, entrou pela primeira vez em uma academia aos 16 anos, mas a rotina de treino era inconstante, entre idas e vindas. Há dois anos, porém, se mantém fiel à malhação. Hoje, ela é adepta de crossfit e corrida no parque. “Não abro mão de fazer minha corrida no parque. Corro de oito a 10 quilômetros entre uma e duas vezes na semana. Antes de entrar no crossfit, fazia musculação e aeróbico - spinning, aula de dança, escada e HIIT (treino de alta intensidade).”

POSTURA

Antes de virar adepta do crossfit, Maria Clara conciliava musculação com aeróbico da seguinte forma: no dia de malhar membros superiores, ela fazia 50 minutos de escada depois da musculação, ou fazia o HIIT antes da musculação. Hoje, um dia na semana é exclusivo para spinning, escada ou corrida. “Essas atividades me deixam mais disposta e saudável. Ganhei muita massa muscular magra e perdi gordura. Posso caminhar por horas que não fico muito exausta, além de melhorar minha respiração, meu sono, minha digestão e minha postura.”

Maria Clara já experimentou várias modalidades porque nunca gostou muito de musculação, mesmo conhecendo as vantagens. “Resolvi entrar no crossfit porque queria realizar uma atividade que me deixasse empolgada. Experimentei e amei. Vou de quatro a cinco dias e mantenho um dia de corrida no parque, geralmente, nos fins de semana. É importante achar uma atividade física que dê prazer, porque o resultado será consequência disso”, completa.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte